novologobmq.jpg (40953 bytes)

apresentação

ideais e objetivos

breve histórico

núcleos de formação

as crianças

a equipe

como ajudar

parceiros

fotos & vídeos

notícias

agenda

espetáculo atual

barrahistorico.gif (7076 bytes)

 

 

O projeto teve início em 2000 com as atividades de musicalização e iniciação artística da Casa de Artes Paquetá. Ao longo dos anos diversos núcleos foram sendo criados e quatro espetáculos já foram montados.

 

bmq (17).jpg (64826 bytes)

O primeiro foi SUITE DE RODA, a partir das cantigas de roda tradicionais que permeiam o imaginário infantil das crianças da Ilha.

 

O segundo foi É DOCE VIVER NO MAR, baseado nas canções praieiras de Dorival Caymmi, que muito se identificam com o universo cultural da Ilha de Paquetá.

bmq (1).JPG (33880 bytes)

 

 

O terceiro foi MAESTRO ANACLETO DE PAQUETÁ, um espetáculo baseado na vida e obra de Anacleto de Medeiros, pela importância desse músico paquetaense para história da música brasileira, e para identidade cultural da própria Ilha.

 

O projeto Anacleto gerou um CD e um DVD como registro de memória do projeto ao longo do ano e da apresentação do espetáculo.

 

 


Em 2007 / 2008, o quarto tema escolhido foi A MORENINHA, também fortemente vinculado à identidade cultural da Ilha. O espetáculo foi criado a partir do famoso romance de Joaquim Manuel de Macedo e inova convidando Tim Rescala que escreveu uma obra musical e um libreto especialmente para o tema e para o grupo.

 

Ainda em 2007 montamos o espetáculo NO TOM DO TIM, exclusivamente com músicas do repertório infantil de Tim Rescala.

 

 

brevehistorico.JPG (143300 bytes)

 

Em 2008 / 2009 o tema desenvolvido foi D João VI e suas passagens por Paquetá, sua importância para a história da Ilha e na formação de sua identidade bucólica e romântica: a Ilha dos Amores. Montamos o espetáculo UM REI EM PAQUETÁ, com obra musical de João Guilherme Ripper (compositor convidado) e libreto de Conceição Campos.

 

 

 

 

Em 2009 / 2010 trabalhamos o tema A História de Paquetá. O compositor foi o Maestro Edino Krieger e a libretista Conceição Campos. Montamos o espetáculo Histórias da Ilha.

 

 

O projeto convidou diversos membros da comunidade para desempenho de personagens históricos da Ilha.

Ainda em 2010 montamos o espetáculo RONDAS INFANTIS com a obra do Maestro Edino Krieger.

 

 

 

 

 

Em 2010 / 2011 montamos o espetáculo didático UMA PESCARIA MUSICAL, onde, com repertório orquestral variado, apresentamos o papel dos diversos naipes da orquestra e seus diferentes instrumentos. O texto teve novamente a assinatura de Tim Rescala e como ator convidado, Fábio Enriquez.

 

 

 

 

 

Em 2011 /2012 coroamos um ciclo de musicais relacionadas com o universo histórico e cultural da Ilha de Paquetá, com a montagem do espetáculo Lendas de Paquetá, composição de Edmundo Villani-Côrtes e letras de Conceição Campos, criados especialmente para o projeto. O espetáculo teve ainda como solistas convidados a soprano Ruth Staerke e o baixo-barítono Licio Bruno, que também assinou a direção cênica.

 

 

 

Em 2012 / 2013 trabalhamos no aprimoramento da Orquestra Jovem Paquetá valorizando o repertório de concerto. Montamos o espetáculo Em Concerto onde a Orquestra convida solistas de renome e através de cenas e diálogos sobre as obras e compositores é valorizada a relação dos músicos com os solistas, regente e público. O solistas foram Carla Rincón - violino, Victor Astorga - oboé, Patrícia Bretas e Josiane Kevorkian - pianos. O espetáculo teve ainda a participação de Alfredo Del Penho como apresentador convidado.

 

 

apresentação ideais e objetivos breve histórico núcleos de formação
as crianças a equipe como ajudar parceiros
fotos & vídeos notícias agenda espetáculo atual