novologobmq.jpg (40953 bytes)

apresentação

ideais e objetivos

breve histórico

núcleos de formação

as crianças

a equipe

como ajudar

parceiros

fotos & vídeos

notícias

agenda

espetáculo atual

bnc013gif.gif (4759 bytes)
Os Núcleos de Capacitação

O projeto é aberto a qualquer criança e jovem da comunidade de Paquetá a partir de 3 anos e as atividades são gratuitas.

Todos os novos alunos passam por um período inicial de musicalização e percepção musical, assim como, oficinas para desenvolvimento da coordenação motora e expressão corporal.

As crianças têm liberdade para participar de diversos núcleos técnicos e ao longo do ano vai se definindo a aptidão e interesse da criança, e sua formação é direcionada para a atividade artística específica. A flauta-doce é utilizada como instrumento básico na musicalização, por sua facilidade para compreensão e manuseio mesmo para as crianças mais novas. O projeto vem aumentando as opções de instrumentos de orquestra e as crianças progridem também para o instrumento de sua escolha e aptidão.

O processo de capacitação vai além do ensino de um instrumento musical ou uma técnica de dança, teatro ou arte. Objetivamos permitir à criança ter acesso a um painel de linguagens e novos universos artísticos e culturais, onde ela possa desenvolver sua criatividade, potencial artístico, trabalhar em equipe, vislumbrar oportunidades profissionais. É amplamente valorizado o trabalho coletivo e associativo

As dinâmicas utilizadas nos núcleos técnicos são:

Aulas semanais individuais ou em grupo no assunto específico do núcleo em referência, considerando as necessidades da criança e as necessidades de montagem do espetáculo.

Ensaios semanais inter-núcleos, naipes instrumentais / coreografias / esquetes teatrais que são parte do espetáculo, etc.

Concentrações mensais de imersão – Um dia inteiro (um sábado por mês) para ensaios gerais e convívio social. Um Ensaio Aberto para pais, comunidade e visitantes.

Reuniões mensais de acompanhamento com pais e responsáveis, nos dias das Concentrações, quando além de discutir com a equipe o andamento do projeto eles têm a oportunidade de assistir a evolução das crianças; e a Casa de Artes tem a oportunidade de acompanhar a evolução da criança no seu relacionamento familiar e escolar.

Os pais são considerados como co-responsáveis pelo sucesso do projeto e são envolvidos também em diversas missões de construção das metas.

Reuniões individuais com pais com a freqüência que a situação da criança no projeto exija.

 

Núcleos de Música

Musicalização

Todas as crianças novas no núcleo passam pelo processo de musicalização, utilizando instrumentos de percussão e flauta doce. Gradualmente a criança se integra ao grupo.

Percepção musical

Aulas teóricas para a prática do solfejo, ritmo, história da música, análise musical, etc.

Flauta doce, soprano, contralto, tenor e baixo

São diversas turmas em diversos níveis. Todo o processo inicial de aprendizado de música utiliza a flauta doce, e seus resultados rápidos e sólidos são estimulantes para os participantes.

Flauta transversa

Clarineta

Oboé

Fagote

Violino

Violoncelo

Contrabaixo

Canto coral

Piano

Percussão

Núcleo de Iniciação Artística

Núcleo de Teatro

Núcleo Criança Cidadã

O sucesso do projeto depende também da sua capacidade de fazer a criança se sentir parte de sua comunidade e de seu universo histórico cultural. Paquetá é uma APAC - Área de Preservação do Ambiente Cultural, com raro acervo arquitetônico e paisagístico, lendas e história rica em eventos que marcaram a vida da nação e do Rio de Janeiro.

É obrigação do projeto mostrar à criança o papel que ela passa a cumprir como conhecedora desse acervo e de que como, com seu trabalho, se identifica com esse universo e passa a ser parte do processo de preservação e vivência dessa identidade.

Preparação do Espetáculo

bnc004gif.gif (5650 bytes)Paralelamente ao início do trabalho dos núcleos é iniciado o processo de preparação do espetáculo que necessitará das seguintes ações básicas:

Pesquisa sobre o tema;

Elaboração de roteiro do espetáculo;

Elaboração de libreto / programa;

Composição da obra musical especificamente para o instrumental do projeto;

Criação dos figurinos do espetáculo;

Criação das cenas;

Criação dos cenários e imagens do espetáculo.

Com a obra musical e o libreto disponíveis começa o processo de integração dos núcleos para a montagem. Em um sábado de cada mês acontece o Ensaio Aberto, com a integração do trabalho dos núcleos.

Convidamos profissionais específicos para os projetos de criação de cenário, figurino, programação visual e imagens, iluminação e sonorização do espetáculo, fotos de divulgação  e assessoria de imprensa.

O projeto prevê um mínimo de três apresentações do espetáculo. Uma estréia na Ilha e duas apresentações em teatros no Rio.
 

 

 

 

 
apresentação ideais e objetivos breve histórico núcleos de formação
as crianças a equipe como ajudar parceiros
fotos & vídeos notícias agenda espetáculo atual