novologobmq.jpg (40953 bytes)

apresentação

ideais e objetivos

breve histórico

núcleos de formação

as crianças

a equipe

como ajudar

parceiros

fotos & vídeos

notícias

agenda

espetáculo atual

barraideais.gif (12338 bytes)

O Projeto Bem Me Quer Paquetá vem consolidando sua identidade, dos simples cursos de musicalização da Casa de Artes Paquetá em 2000 aos diversos núcleos musicais e artísticos hoje funcionando e espetáculos que vem sendo montados anualmente, com temas relacionados à história e a identidade da ilha.

A música, cenas, danças, imagens, etc, são criados e desenvolvidos com a participação dos núcleos específicos e o processo de montagem dos espetáculos é exatamente o desafio de articulação e integração dos diversos núcleos a partir de um roteiro especialmente elaborado. A criança acompanha todo o processo de criação do espetáculo.

O projeto se apresenta como exemplo e modelo de atividade de revitalização cultural e social para a ilha, que respeita, preserva e trabalha seu patrimônio e identidade como matéria-prima básica, que pratica o desenvolvimento sustentável, que promove a inserção social e cultural e que tem as crianças e a comunidade com atores e beneficiários.

O projeto mantém seus ideais de estimular as práticas cidadãs, das crianças e da comunidade, busca aumentar o leque de colaboradores e responsáveis pelo seu sucesso, promove a preservação da memória da Ilha e a democratização de informações sobre o bairro, sua história e vida cultural, destacando a importância da preservação do patrimônio arquitetônico e paisagístico da APAC Paquetá – Área de Preservação do Ambiente Cultural e áreas relacionadas como a Baía de Guanabara e cumpre importante papel de resgate do orgulho e auto-estima das crianças e de toda a comunidade.

O projeto se apresenta como exemplo e modelo de atividade de revitalização cultural e social para a Ilha, que respeita, preserva e trabalha seu patrimônio e identidade como matéria prima básica, que pratica o desenvolvimento sustentável, que promove a inserção social e cultural e que tem as crianças e a comunidade com atores e beneficiários.

 

Objetivos específicos

Oferecer formação/capacitação cultural, musical e artística às crianças da Ilha de Paquetá, principalmente os alunos das escolas municipais Pedro Bruno e Joaquim Manoel de Macedo, através de núcleos técnicos diversos.

Criar oportunidades para que se evite a perda de talentos e vocações, diminuindo a falta de perspectivas nos jovens, preparando-os para exercer atividades culturais e artísticas geradoras de trabalho e renda.

Criar produtos musicais, artísticos e culturais que consolidem e perpetuem o trabalho e projetem o nome das instituições apoiadoras, parceiras e patrocinadores.

Criar novos atrativos culturais e artísticos que se insiram no quadro de revitalização turística da Ilha de Paquetá e possam ser oferecidos aos visitantes.

Projetar o nome de Paquetá fora da Ilha, de forma positiva e destacando sua rica identidade, incentivando o turismo que, por sua vez é uma atividade revitalizadora para a Ilha como um todo, beneficiando toda a comunidade, suas instituições, comércio e prestadores de serviços.

Pesquisar, coletar, organizar e disponibilizar acervo relativo à história e identidade cultural da Ilha de Paquetá, principalmente relativo ao tema do ano.

Criar mecanismos de participação da comunidade e suas instituições (além dos pais e responsáveis) no desenvolvimento do projeto, ampliando o leque de responsabilidades no seu sucesso.

Geração de empregos diretos e indiretos e qualificação dessa mão de obra no sentido da integração aos ideais do projeto.

Criar bases sólidas para que se formem grupos artísticos na comunidade, que possam gradualmente se desvincular do projeto e ter vida própria.

Justificativas para o projeto

Não existe outro projeto ou curso de formação / capacitação na área cultural, musical e artística na Ilha de Paquetá.

A situação de isolamento geográfico da Ilha e o relativamente elevado custo do transporte dificultam o acesso da criança paquetaense ao Rio de Janeiro continente.

As características da Ilha de tranquilidade, tamanho, isolamento geográfico, amplo diálogo entre os segmentos sociais, estimulam e facilitam a implantação, monitoração e sucesso do projeto. O projeto viabiliza e estimula a solidariedade e o estabelecimento de parcerias.

O projeto vem há mais de uma década cumprindo com sucesso seu papel social e cultural e implementado sem custos para as crianças.

,

 

 
apresentação ideais e objetivos breve histórico núcleos de formação
as crianças a equipe como ajudar parceiros
fotos & vídeos notícias agenda espetáculo atual