ILHA DE PAQUETÁ

A Paquetur e Paquetá
Como Chegar / Horários
Passeios / Serviços
Restaurantes / Bares
Hotéis / Pousadas / Balneários
 
Agenda de Eventos
Exposições / Acervos
Notícias da Ilha
 
Mapas
Telefones Úteis
O Bairro e Sua História
Geografia / Economia
Patrimônio / Id. Cultural
Legislação Específica
 
Fórum de Debates
Classificados
 
Fale Conosco
 
Casa de Artes Paquetá
Projeto Bem Me Quer
Orquestra Jovem Paquetá
 
 
FÓRUM DE DEBATES

0010.jpg (7864 bytes)

O objetivo deste espaço é fomentar o debate em torno de questões relativas à Ilha de Paquetá. O espírito é construtivo e só serão aceitos textos de interesse coletivo. Preencha o formulário no fim da página e envie a sua mensagem.


Não existe prévia limitação no tamanho das mensagens ou no tempo que o texto ficará no ar, no entanto, pedimos que eventuais anexos sejam incorporados ao corpo do e.mail.

 

Nossos mediadores se reservam o direito de não publicar determinadas mensagens de carater pessoal ou com conteúdo ofensivo, ou ainda que não estejam em sintonia com o objetivo deste espaço.


Agradecemos sua compreensão e bom debate.

 


0024.jpg (9763 bytes)

Paquetá:

Tranquilidade e segurança.

Venha conhecer!!


casart.JPG (16862 bytes)

Casa de Artes Paquetá
Visite o Centro Cultural da Ilha de Paquetá.

 

 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Danilo Marques

Rio, 29 de Dezembro de 2012
NINGUÉM TEM PENA DOS CAVALOS?


Gostaria que os moderadores publicassem minha mensagem; se não publicarem, acreditarei que são coniventes com a malvadeza que as pessoas da ilha fazem com os cavalos. Vi gente falando da favela, falando de catamarã, falando de muitas coisas e assuntos importantes, mas ninguém tem pena dos pobres cavalos que aqueles açougueiros que dirigem as charretes possuem. Os cavalos estão magros, comem qualquer capim que tiver pelo caminho, não tem um tratamento, não tem quem olhe por eles, vi um cavalo cujas costas estavam com um corte na carne, sim, uma fenda na carne das costas para encaixe da madeira da carroça; eu não sei quem é pior, se os carroceiros, se quem aceita andar numa carroça puxada por um animal sofrendo ou se da administração da ilha. Se cada pessoa se conscientizasse e parasse de passear com as carroças e charretes puxadas por esses pobres bichinhos que além de magros, sofridos e machucados ainda são chicoteados e esporeados, isso acabaria, mas ninguém está nem aí; Mas o Universo, Deus, como quiserem chamar, observa, depois essas pessoas vão dizer, quando de um infortúnio: - Oh, porque isso acontece comigo?
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Liz Thompson
Birmingham, US, 9 de setembro de 2012

Decepção
 

Gostaria de registrar aqui a minha decepção com as autoridades, em relação a(s) favela(s) de Paquetá. Vivo fora do Brasil a mais de 30 anos e minha ultima viajem ao Brasil foi em 1990. Passei duas semanas inesquecíveis em Paquetá. Pelo que me lembro, naquela época não haviam favelas em Paquetá. Acho um absurdo as pessoas tomarem posse do que não lhes pertence e ficarem impunes. Fico triste quando abro o "Google Earth" e percebo no mapa aquela infestação de favelas em todo o Rio de Janeiro. De onde veio esta gente e porque invadiram propriedade alheia? Onde estão o Governador, Prefeito, etc. que não veem isso? E o povo... O que estão esperando pra colocar ordem na casa? Empregado, quando não serve, a gente manda embora. O Presidente, o governador, o prefeito, os deputados, vereadores e etc, são todos empregados de cada brasileiro, pois são os brasileiros que pagam o salário deles. Acorda Brasil!!! Hora de botar empregado que não serve na rua! Sempre imaginei voltar pro Brasil e ir morar em Paquetá mas nestas circunstancias, acho pouco provável. Uma lastima!
 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Fabrício Walker

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, 30/07/2012
Saudades


Saudades dos tempos maravilhosos....avos, pai, tios....ilha linda. Minha avo foi professora da escola (Alayde), meu avo Bira, primas Cláudia (Pepéia), Ana Lucia, meu querido pai o Sérgio (gordurinha), meu tio Flavio (pai) q morava em frente a Maria Gorda com minha tia Dulce.Diante da situação degradante exposta neste site, nos gera um desejo de luta r por este lugar maravilhoso.....quem sabe uma candidatura a vereador, embora não tenha desejo de política....ou apoiarmos alguém da ilha comprometido com a melhoria....quem sabe um pedido de ajuda e socorro ao EIke? Podíamos marcar algo para nos mobilizarmos.... Não há o abraço da Lagoa Rodrigo de Freitas? Poderíamos fazer um evento, tipo uma caminhada pé lá salvação desta ilha, fazermos contatos, todos nos, com alguns parceiros, que pudessem nos ajudar nesta empreitada. Abs em todos, saudades dos amigos , dos bailes de carnaval do pic, ilha te amo! Fabrício Walker

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

ZULEICA LABONDE

11 de maio de 2012
Atenção para nossa Ilha!!
 

Pessoal,boa tarde!

Sra. Marluce, concordo plenamente com a senhora! Gosto muito da Ilha e nela resolvi fixar residência há seis meses. É, realmente, um lugar encantador, mas parece que alguma melhoria só acontece por aqui, quando há algum interesse político por trás. Agora, estão implantando
uma nova rede de saneamento em Paquetá, graças, pelo que andei lendo (fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article -id=847498), aos compromissos do Poder Público, firmados com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para Rio 2016. Ou seja, a melhoria decorreu, não de uma necessidade local (de longas datas), mas da necessidade de despoluição da Baía de Guanabara, por onde ocorrerão as provas de vela durante os Jogos Olímpicos.

É triste se comprovar, por exemplo, que a pouca vegetação, ainda existente na Ilha, tem sido devastada pelas construções irregulares nas enconstas... Hoje, ao chegar de barca, a primeira coisa que recepciona o turista é a fotografia de uma favela, num dos seus maiores relevos! E pergunto, eu: por onde andava o olhar da administração regional, que não ouviu o motor das serras e nem viu a primeira construção irregular sendo erguida?!

Será que se colocássemos um outdoor, retratando os maus-tratos na Ilha, em frente a prefeitura do Rio, isso adiantaria?

É uma pena, ver um lugar de fácil acesso, lindo, e tão esquecido...

Imagina se houvesse ma iores investimentos em sua infraestrutura, quanto o próprio Poder Público também não poderia obter de retorno?? O número de turistas triplicariam... É um pedacinho do Rio que poderia ser mais aplaudido,inclusive,internacionalmente!

Por ora, sra. Marluce, vamos rezar para que novos interesses políticos surjam, assim, quem sabe, a nossa Ilha não volte a oferecer um visual mais atrativo e mais adequado para aqueles que tanto a amam!?
 

 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

DEBORA DA CONCEIÇÃO

Brasilia, 07/05/2012
ORFANATO QUE PEGOU FOGO

 

Esse ano viajei para Paquetá atrás de uma história triste e bonita ao mesmo tempo. Minha mãe hj com 65 anos, foi criada no orfanato (escola Dijalma Cavalcante) que hj tem o nome Escola Municipal Pedro Bruno. Nessa viagem achamos a lavadeira da época (tia Cléia) e a supervisora que praticamente a criou (Maria de Lourdes - tia Nenén). Gostaria de todo o coração que quem souber da história do incêndio e tiver fotos da época (+- 1959) entrem em contato comigo e me envie fotos e informações das 77 crianças sobreviventes, uma foi a minha mãe Dircéa. Minha mãe e eu adoramossss a viagem apesar da parte triste de relembrar o passado trágico. Contato: debora3620@hotmail.com
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Marluce Ferreira

Magé, 29 de abril de 2012
Preservaçao de Paquetá, em especial a Ilha de Pancaraíba

 

Meus amigos, sou moradora de Magé e desde criança ouço falar na Ilha de Paquetá pela beleza e charme intitulada de ilha do amor, mas não devemos fingir que nada está acontecendo quando hoje aquela que antes atraía o turismo com sorrisos e Os moradores de Paquetá deveriam se unir e fazer uma manifestação pública, com imprensa e tudo. Só assim o poder público fará alguma coisa para ajudar Paquetá. Deveriam também entrar com medida no Ministério Público contra a Barcas S/A, que retirou os catamarãs, deixando os paquetaenses na dependência apenas das barcas. Estive em Paquetá e fiquei impressionada com os maus-tratos à ilha, a favelização, etc . É preciso cobrar providências das autoridades, publicamente. Infelizmente, é só assim que resolve.Com relação à Ilha de Pancaraíba; o que é aquilo gente? O cúmulo do absurdo saber que temos tão próximo a nós lugares belíssimos que sem duvida seria a nossa opção de lazer e descanso nos finais de semana e ferias ao invés de irmos para outros estados deixando de pagar em prol de nós mesmos. Sinceramente não deixarei de voltar, mas é vergonhoso não poder divulgar um ponto que ERA considerado turístico.Abraços a todos e viva Paquetá.
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Bruna Thais Teixeira
Montes Claros, 24 de abril de 2012
A Saudade não passa

 

Tenho saudade da infância na Ilha de Paquetá, dos amigos conquistados nesta fase, quero resgatar alguns momentos que a vida nos faz negligenciar, me afastei pelo trabalho, por novas perspectivas, hoje, quero retornar, rever o passado e conhecer uma "nova Ilha de Paquetá", com novo anseios, moradores, e novidades, como a "Casa das Artes", que enche de orgulho, o povo do nosso tão querido bairro, abraços a todos!!
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Ana Ramírez Magán

Hondarribia Guipuzcoa España, 15/04/2012
Piedra junto a jardín botánico
 

Hola,
Escribo porque un tío mío hace unos 25 años estuvo en la isla y se sacó una foto con una piedra en la que había una inscripción: "plantar arvores es un presente para los ninhos y un tributo aos hommes a Mae naturaleza."
Me gustaría conseguir alguna foto de esa piedra y conocer algo más sobre el porqué de la piedra, como se hizo...
Es para dar una sorpresa a mi tío. Un saludo y muchas gr acias por su colaboración.

 

 

 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Carlos Tavares

Los Angeles, California 3/17/2012
Hotel Fragata

 

Gostaria de ver fotos do antigo hotel que nos anos 50 e de propriedade do Sr. Adamastor. Grato!
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Maria da Penha Guimaraes

4 de fevereiro de 2012

Adorei conhecer esse espaço. Era o que eu procurava pois aqui posso expressar meus sentimentos e ler o que outros paquetaenses estão pensando e sentindo, bem como saber da Ilha. Sou nascida e criada na Ilha nos idos de 1951 a 1968 tendo minha família continuado ainda em Paquetá por alguns anos. Lí alguns comentários dos queridos paquetaenses e os sentimentos que ressaltam são os melhores que temos dentro de nós. Encontrar uma dessas pessoas é uma festa. Somos como uma g rande família com muitos irmãos.
Penso que todos nós temos um pouco de responsabilidade sobre o que está acontecendo hoje na Ilha. A impressão é que não recebemos a preciosa orientação de nossos antepassados, sobre a importância da preservação por nós mesmos, desse lindo recanto. A iniciativa, acredito, teria que ser a partir da gente, nativos. Posteriormente, nossos descendentes. A falta dessa consciência pode ter nos levado a dispersar, muito embora tivéssemos informações através da educação escolar, o assunto não ficou registrado como algo, além de nossas aspirações pessoais, que fazia parte de nosso universo, o cuidado com aquele espaço que desfrutávamos cada palmo todos os dias. Não sei se estou falando bobagens pois é só um raciocínio. De qualquer forma a Ilha está lá! Pessoas maravilhosas se empenham todos os dias por Ela. Sou grata a todos. Muitas saudades de Paquetá, cada pedacinho e de todos os amigos que lá deixei.

 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

 

Ilma Leda Pinhneiro Machado

Rio de Janeiro, 2 de fevereiro de 2012
Turismo


Sou moradora do Rio de Janeiro mas sempre vou à Paquetá, seja para levar as crianças, seja para fotografar ou fazer ikebanas. A Ilha é muito bonita e deveria haver um esforço da população e das autoridades para revitalizar uma área que tem tudo para atrair muitos visitante nacionais e estrangeiros. Melhorar a rede de restaurantes, divulgar os eventos locais, formar a população para atender aos visitante s e manter suas fachadas pintadas e floridas.

 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Marcelo Salles

E-mail: buffetservicegourmet@yahoo.com.br
30 de janeiro de 2012


Estou procurando uma família que mora na Ilha, Otávio (Alto, cabelos baixo - lutador/segurança), a sua esposa chama-se Rose, é enfermeira, a sua mãe, Gilda, Sofre de diabetes e está com problemas na visão o seu pai, João.
Por favor quem souber entre em contato.

 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

MARIA

Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2012


Eu gostaria muito que o HOTEL FRAGATA voltasse a funcionar. Paquetá sem ele para mim não existe. Tenho recordações maravilhosa de quando eu ia a Paquetá e me hospedava no FRAGATA. Um ponto maravilhoso!!! O hotel vivia lotado! Será que não tem alguém que enxerga isso e que tenha condição de investir? E uma pena, um desperdício!!!
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

FABRICIA ALBUQUERQUE
Paquetá 16/09/2011
Paquetá

 

Olá, Paquetá é tudo isto que falam, um lugar onde as famílias podem vir para passear e ter bons momentos marcantes que não da para esquecer, tanto para moradores, ex-moradores e visitantes, mas cadê a união dos moradores, da administração e da associação de Paquetá? Gente, a união faz a força e Paquetá não fica esquecida.
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Armando de Jesus

Rio, 15 de setembro de 2011

Falta de segurança

 

Espero encontrar nas próximas ferias Paquetá + policiada e hospitaleira, eu amo Paquetá.........
 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Flavio Oli

Rio de Janeiro, 15 de agosto 2011
Problemas em Paquetá
 

Os moradores de Paquetá deveriam se unir e fazer uma manifestação pública, com imprensa e tudo. Só assim o poder público fará alguma coisa para ajudar Paquetá. Deveriam também entrar com medida no Ministério Público contra a Barcas S/A, que retirou os catamarãs, deixando os paquetaenses na dependência apenas das barcas. Estive em Paquetá e fiquei impressionado com os maus-tratos à ilha, a favelização, etc . É preciso cobrar providências das autoridades, publicamente. Infelizmente, é só assim que resolve. Abraços a todos e viva Paquetá.
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Lulu

Brasília, 31.5.2011
Paquetá

 

Muitas saudades de Paquetá, onde passei minha infância no final da década de 70 e na década de 80, muitas recordações. Belos tempos, belos dias.
 

 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

MARCELLA

Rio, 29/04/2011
NILSON E NELSON LOPES FILHO

 

Olá, pessoas. Sou Marcella, filha de Nelson Lopes e Magdala. Achei um comentário que fala dos meus irmãos: NILSON E NELSON LOPES (filho). Nilson mora no Rio, está casado e tem um filho. Nelson Filho faleceu aos 16 anos. Os pais estão bem, graças a Deus, ainda morando no Flamengo. Vendemos a casa há alguns anos e sentimos muita saudades Meus pais matam-na passando uns dias na casa de Orestes Barbosa. Abs. Marcella.

 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Carlos Roberto

8 de março de 2011

 

José Lavrador,  quero lhe contar um fato muito novo: no Colégio Padilha nos éramos aproximadamente uns 400 alunos e quando atingíamos a idade de 17 anos éramos entregues aos nossos pais para prosseguir as suas vidas. Saíamos com os estudos em dia, uns iam para as forças armadas, faculdades, e outros para a política, teatro, e alguns são hoje profissionais da comunicação. Mais eu vou lhe passar um furo de  NOTICIA: um desses alunos é o pai de um personagem, POPSTAR, BRASILEIRO, cujo  nome é RONALDO FENÔMENO. É isso mesmo que você leu.. Então, Fale Conosco, já falei. O QUE PROPONHO?? UM ENCONTRO DE CELEBRIDADES PAQUETAENSES. Na música tenho certeza que existem, nos esportes, na literatura, na política, nas artes. SERÁ um mega evento anual, onde eles seriam reconhecidos, e diplomados como cidadão paquetaense, música, efeitos especiais, palco flutuante e mais outras atrações. Tenho certeza que seria um SHOWCESSO, como Paquetá e o Rio de Janeiro nunca viu, o showcesso e de minha autoria, gostou? e você estaria introduzindo esta festividade ao calendario festivo anual de Paquetá. Estão ai os ingredientents para você José. Agora é só você trabalhar, conte comigo,   depois eu falo mais !!!!!!!!!
Abraço do amigo   ROBERTO        

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Carlos Roberto

6 de março de 2011

 

Com muita alegria e emoção, vejo novamente a minha querida PAQUETÁ. Aí existem partes da minha vida que me acompanharão para sempre. Fui aluno do Instituto Padilha de Paquetá, nos anos de 1958 a 1962, cuja diretor chamava-se Sr. SOARES e sua eposas Sra. LALITA, Nesta igreja em frente às barcas, nós alunos, tivemos as primeiras aulas de catecismo, ai mesmo na igreja iamos ao cinema para ver os filmes de mocinho, Marcelino Pão e Vinho, Vida de CRISTO, o qual saíamos todos chorando. Me recordo do 7 de setembro. Desfilávamos com as outras escolas e éramos muito aplaudidos. Nosso inspetor NIVALDO, este me parece que ainda mora ai. Lembro-me dos marinheiros americanos dos porta-aviões; a ilha ficava lotada de marinheiros. Se não me falha a memoria, o nome da rua é Dr. Carlos Lacerda, se não me engano. Existiam ou ainda exitem dos bares hoteis na esquina, ali escutávamos as músicas, pois o colegio era bem próximo. Aprendi a ouvir NAT KING COLE, RAY CHARLES , RITA PAVONE e outros artistas, tenho mais informações.

 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

HUGO JUNIOR
RIO DE JANEIRO, 12 DE FEVEREIRO 2011
COMBINADO NÃO SAI CARO !!!!!!!!!!

 

Galera, há muito que estamos implorando por melhor atenção aos problemas de nossa adorável ilha. Em passado recente, nosso prefeito, que foi secretario de meio ambiente do município, sinalizou mudanças e possibilidades ha muito anciadas pelos moradores. Ficaram na promessa, observamos ma conservação das vias, obras inacabadas, enfim, problemas de toda sorte. Não basta ser bom de português, tem que ser bom também em matemática seu prefeito !!!!!! E Paquetá carece de suas intervenções, de melhor infra-estrutura e serviços.Quanto as nomeações, estas tem que ser levada em consideração as competências, a capacidade de interação e negociação com as varias esferas de nossa sociedade. Paquetá de certo, será uma das atrações quando dos eventos esportivos e ai, esperamos encontrar motivos de orgulho em afirmar: Sou de Paquetá !!!!!
Abs fraternos a todos

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Haroldo Antonio do Amaral
Engenho da Rainha, 01 de março de 2011.
Exaltar uma das minhas namoradas
 

Se um dos meus irmão ou amigos lerem este início de mensagem dirão:
Caramba! Será que o Haroldo está traindo a Isa?
Calma minha gente! Não é nada disso, a minha primeira namorada é a Isa, minha esposa e a segunda é a minha encantadora Ilha de Paquetá.
Apesar de ser o berço do meu nascimento ela é fiel e está no meu coração, hoje e para todo o sempre.
E agora para os que não conhece uma poesia de uma música paquetaense para todos se deliciarem, acho que o autor é o Tio Bené Venuto e que diz o seguinte:
"A FORMOSA ILHA DE PAQUETÁ
A TUA BELEZA É TÃO JUVENIL
TEUS FILH OS SÃO
TEU ORGULHO OH! PAQUETÁ
ÉS A MAIS BELA ILHA QUE HÁ
TERRA DE TANTA BELEZA
ILHA TÃO PRIMAVERIL
FOLCLORE DA NATUREZA
JÓIA DO NOSSO BRASIL
SEUS FILHOS SÃO ORGULHOSOS
DESTE QUERIDO TORRÃO
SEUS ARVOREDOS FRONDOSOS
ENFEITAM VAIDOSOS O MEU CORAÇÃO.

A FORMOSA ILHA DE PAQUETÁ..."
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

SIMONE OLIVEIRA

RIO DE JANEIRO, 22/02/2011
TUDO DE BOM!!

 

ESTIVE NA ILHA DE PAQUETÁ (ONDE MOREI DURANTE 4 ANOS) NO DOMINGO,E VI QUE NADA MUDOU. AS COISAS BOAS NÃO MUDARAM!! SINTO SAUDADES DA ILHA, GOSTARIA DE UM DIA PODER VOLTAR A MORAR LÁ...QUEM SABE??? SE O SINAL NEXTEL MELHORAR UM POUQUINHO!!!! LEMBRANDO QUE NO CARNAVAL A ILHA FICA SUPERLOTADA E NÃO TEM INFRA ESTRUTURA PARA O GRANDE NUMERO DE VISITANTES....SAUDAÇÕES PAQUETAENSES A TODOS.
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Sérginho Policarpo

Méier, Rio de Janeiro, 17 de janeiro

Reencontro....
 

...Tenho saudade da infância na Ilha de Paquetá, dos amigos conquistados nesta fase, quero resgatar alguns momentos que a vida nos faz negligenciar, me afastei pelo trabalho, por novas perspectivas, hoje, quero retornar, rever o passado e conhecer uma "nova Ilha de Paquetá", com novo anseios, moradores, e novidades, como a "Casa das Artes", que enche de orgulho, o povo do nosso tão querido bairro, abraços a todos!!
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Flavio Ol

Rio, 24 de janeiro de 2011
Mobilização por Paquetá


Visitei muito Paquetá na infância e hoje fiquei impressionado com o estado da Ilha, falta de aerobarcos, poluição, favelização, etc. As associações de moradores de Paquetá deveriam se unir e promover uma passeata com o maior número possível de moradores da Ilha. É preciso chamar a atenção do Poder Público, pela imprensa, para os problemas paquetaenses.
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Bruno

Rio, 23 janeiro 2011
Primeira e ultima visita à Paquetá
 

Gostei muito da viagem de barca até lá, foi minha primeira viagem de barca, mas fui muito mal recebido no restaurante, na sorveteria todos estavam muito estressados, me senti mal o tempo todo parecia que eu estava incomodando, dois donos de carroça discutindo por clientes com palavrões. Para voltar na fila da barca não respeitavam idosos e nem crianças, tem muitas outras coisas ruins que aconteceram mas não quero falar mais. Espero que estas criticas sirvam de alerta para uma mudança, senão não terão mais turistas neste lugar.
 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Jorge

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2010

Sócios para a Associações de Paquetá
 

Senhores, boa tarde, estou lendo este site, muito bom, só que gostaria de sugerir que as associações de Paquetá enviassem um pedido (carta) para todos os moradores e veranistas de Paquetá para aderirem a seu quadro de sócios e também a seu quadro de diretoria, senhores tem que se fazer alguma coisa por Paquetá, caso contrário, todos moradores e veranistas sofreram muito mais futuramente. OBS: TENTAR REUNIR NAS PRAÇAS PÚBLICAS DE PAQUETÁ - NA PRAÇA XV - NA CAMARA DOS VEREADORES - NAS REDES DE TVS - NAS RÁDIOS- AOS JORNALISTAS, O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E ASSINATURAS EM PRÓL DE PAQUETÁ, PARA TENTAR EVOLUIR NAS CABEÇAS DOS GOVERNANTES, UMA SOLUÇÃO URGENTE PARA A ILHA DE PAQUETÁ. NÃO PODEMOS MAIS DEIXAR AS COISAS COMO ESTÃO.........SENHORES,VAMOS TENTAR LOCALIZAR JORNALISTAS MORADOR - VERANISTA DA ILHA OU MESMO DO CONTINENTE QUE POSSA NOS AJUDAR......AGORA VAI OU RACHA,A ILHA DE PAQUETÁ DO FUTURO.....Atenciosamente,
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Valéria da França Nunes

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2010

Ilha da minha vida que saudades!!!!!!!!!
 

Fui para Paquetá no ano de 1975, eu tinha 15 para 16 anos de idade. Na época estava sendo filmada a novela A MORENINHA. A Ilha era tudo de encanto e magia.
Fiquei mais de dois anos direto na ilha, a casa era na Praia dos Tamoyos em frente ao caramanchão perto das Barcas (hoje está totalmente diferente). O QUE ACONTECEU COM PAQUETÁ? O VERDE ESTÁ SEM VIDA, CASAS ABANDONADAS E O BRILHO APAGOU-SE ... ISSO É MUITO TRISTE.
A ILHA FOI TUDO DE BOM E TENHO MUITAS SAUDADES...
PREFEITO, ACORDA!!!!!!!!!!!!!!!
Aonde estão vocês? VALERIA (morava na José Bonifácio - COLÔNIA), BETH (morava na ilha - amiga da Valeria), JULIO (era da Aeronáutica) morava na Rua Alambari Luz e seu pai tinha um apelido de Ratão (era médico).
O meu celular é (21) 9811-5328
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

NATALIA

RIO DE JANEIRO, 04 DE AGOSTO DE 2010
DEGRADAÇÃO DA ILHA...


ADORO ESSA ILHA!!!! FUI CRIADA LÁ, PASSEI MINHA INFÂNCIA E PARTE DA ADOLESCÊNCIA. ME LEMBRO DE TUDO, ATÉ DO CHEIRINHO DAS FLORES DURANTE O DIA E A NOITE...!!! ERA MUITO BOM!!!! INFELIZMENTE, DA ULTIMA VEZ Q FUI ATE A ILHA, PUDE OBSERVAR Q HA CASAS SENDO CONSTRUÍDAS EM LUGARES IMPRÓPRIOS, DESMATANDO A FLORA, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO DESORDENADO DE FAMÍLIAS (CASAS) E DESTRUINDO TOTALMENTE A PAISAGEM DO LOCAL. PEÇO ENCARECIDAMENTE AOS RESPONSÁVEIS, E SEI QUE NÃO SÓ POR MIM, MAS POR TODOS OS QUE DE ALGUMA FORMA AMAM A ILHA, QUE TOMEM A DEVIDA PROVIDENCIA COM RELAÇÃO A ESTE FATO. LOGO ASSIM QUE CHEGAMOS, PODEMOS OBSERVAR O TRÁGICO CRESCIMENTO DE CASAS ONDE NÃO DEVERIAM ESTAR...ISSO É MUITO RUIM E DAÍ PRA PIOR. NÃO VOU ENUMERAR O QUE PODE ACONTECER, PQ TODOS JÁ SABEM, NINGUÉM AQUI É BOBO E TBM PQ NÃO QUERO FICAR COM MEU CORAÇÃO MAIS APERTADO AINDA SÓ DE PENSAR...
ALGUÉM TEM Q TOMAR UMA ATITUDE!!!!
MUITO TRISTE.... :(
 

 

linhaforum.gif (2733 bytes)


JOSEANE

GUARUJÁ, 18/07/2010
PROCURO PESSOA


Oi, me chamo Joseane e estou procurando meu tio Clavernado Bezerra da Silva que trabalhava no navio Loide Brasil. Minha avó procura por ele há 33 anos. Ele foi trabalhar com o padrinho este navio e ela perdeu o contato com ele. Se alguém souber de alguma noticia, entre em contato no meu e-mail jo.mdc@hotmail.com. Desde já obrigada.

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

HELENA ALVAREZ

RIO DE JANEIRO, 06/07/2010
DEGRADAÇÃO DA ILHA DE PAQUETÁ
 

Gostaria de saber (ou compreender) como começaram as favelas, (que estão acabando com a vegetação nativa da ilha) hoje em crescente aumento na Ilha de Paquetá, lugar turístico, que vive do turismo.
A característica de Paquetá é mostrar as suas residências tradicionais, com muros baixos, com janelas sem grades , que ficam abertas até tarde... Estive em Paquetá recentemente, e durante o meu passeio de bicicleta pela ilha, na Rua José Bonifácio, deparei-me com um "coreto", não sei se o nome correto é este, palanques, com caixas de som, que fechavam a rua em toda a sua largura, impedindo as pessoas de transitarem. Fiquei muito triste ao constatar a falta de respeito gritante, e ninguém reclamava, fiquei indignada!! Uma senhora que passeava com seu filho de aproximadamente 13 anos numa BIKE Dupla, não pode passar. saltou e tiveram que subir a calçada, com grande esforço, porque o veiculo é pesado, para contornarem aquela parafernália, e seguirem em seu passeio. O sr. prefeito terá que visitar Paquetá para dar um choque de ordem antes que as coisas piorem. Estão vendendo alimentos, sem nenhum critério de higiene, estão construindo residências precárias, em baixo de encostas, que estão já mostrando que irão desmoronar, e quando acontecer...Como deixaram tudo isto acontecer em PAQUETÁ? Está cheio de barracas de camelo, vendendo bebidas e alimentos, neste caso, como ficam os comerciantes estabelecidos, que pagam impostos e licença para que os seus restaurantes, bares, lanchonetes funcionem?? Verifiquei que estão pichando as paredes, e muros das residências, provocando grande poluição visual. Fiquei e estou muito triste, pois, Paquetá era uma ilha literalmente falando, de sossego, paz, poesia, romantismo. Onde se trocava o som estridente de buzinas e motores de carros, pelo barulho das charretes.Onde as pessoas poderiam dormir com as janelas abertas sem grades! Se não pararem com a favelização, aumento barracas de camelos, a Ilha de Paquetá, se transformará em um "bairro comum" da cidade do Rio de Janeiro, como a Ilha do Governador, por exemplo, perderá a sua característica de ilha turística. Acordem proprietários de imóveis em Paquetá, antes que seus patrimônios desapareçam, junto com a PAZ de PAQUETÁ!
Paz e Luz
Helena Alvarez

linhaforum.gif (2733 bytes)

 

Susana Gherbesi

Rio de Janeiro, 26 / 01 / 2010
Aclaracion

 

Alo eu so Susana a argentina, a que dejo a ilha 10 anos atrais, que traballo no Charretaon. So a que escrevio el 30 sep 2009, mais eu nao so quein respondio a Santiagao el 7 de novembro ??????? e alem de isso no entendi o mensaje de ele.
Quero ter noticias da Patricia da Andrea (nao responde) da saude da Ligia, de todos meus colegas de biodanza y farmaciaviva, y de os que forom e ainda som importantes na mia vida.esquezo os nome de muitos mais nao de eles. Sempre leio e vejo as fotos das paginas da internet. Os guardo em mi coracon e seguire amando a Ilha. Um cariño.SU.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Vera Lúcia F. Barbosa
Rio de Janeiro, 08 / 01 / 2010
Procura de parente

Gostaria de encontrar meu primo Fábio (nascido e criado na Ilha), filho de Umbiara e Nelton (já falecidos). Não sei o sobrenome dele, pois meu tio não legalizou a paternidade. Preciso muito de um contato dele. A última vez que estive com a mãe dele, foi há bastante tempo, numa feirinha de artesanato em Paquetá, onde ela tinha uma barraca. Quem puder fazer essa pesquisa para mim, fico agradecida.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Edson Medeiros
Rio de Janeiro, 28 / 12 / 2009
Família

Caros Amigos da Ilha de Paquetá, pois só tenho boas recordações dos períodos de férias que passei na minha infância (Filho do "ADOLPHO MEDEIROS" Adido e Atleta do Clube Municipal da ílha de Paquetá). Peço ajuda de todos que conheçam integrantes da família "MEDEIROS" email: edsonmedeiros.vend@yahoo.com.br FELIZ NATAL E PROSPERO 2010 !!! a TODOS.
Obrigado!

linhaforum.gif (2733 bytes)

Fernando Ricardo
Pqt 16/11/2009
Fim da beleza

Que tristeza senti ao voltar a este que deveria ser um Paraízo e encontar praias imundas com até móveis boiando, até ao entrar na baía de Paquetá ao olhar ao longe me deparei com uma favela que se instalou na nossa Pérola da Guanabara. Me lembrei das noites que passei contemplando a água límpida que hoje mais parece uma latrina. Pobres de nós porque a culpa é nossa poluidores hostis e aos poucos estamos encerrando não só com a beleza da nossa Paquetá mas como a grandeza de nosso Planeta Azul. Já não posso mais gritar por esta ilha que já soube também não ter a segurança de outrora quando dormíamos com as janelas escancaradas e éramos acordados com macaquinhos furtando nossas frutas da fruteira. Coitada de ti Paquetá que era um dormitório de luxo e hoje reparo ser um sacrifício de morada com suas ainda velhas barcas que nos deixam à deriva. Pena de ti Paquetá que não dá oportunidade a seus nativos de educarem seus filhos com ensino de qualidade e terem a oportunidade de se tornarem grandes homens filhos dos pobres de Paquetá. Pena que não terão a oportunidade de cursar um cursos superior sem ajuda financeira com as passagens na tarifa que se encontram. Pobre de ti Paquetá que me entristece ver mergulhada num processo de degradação progressivo apesar do esforço de alguns. Pobre de ti Paquetá por que seu filhos não podem assistir a uma peça de teatro do Rio já que o horário da última barca não permite. E assim vamos enterrando a cultura desta terrinha que tem muita gente boa que até tenta tocar um " pagode" para animar seus ares. Mas pobre deles também! Paquetá não tem ouvidos para pagodes ou funks e sim para as serestas e músicas de boemia. Ainda existe um pequeno grupo de nativos que tentam alavancar este Paraízo. Mas estou passando umas semanas por aqui depois de 10 anos de ausência e noto que os próprios nativos não tem a comoção de preservar esta magia que tem Paquetá. Pobre de ti Paquetá e mais pena terei quando voltar a Paris e da minha janela contemplar um lugar preservado, mas frio. E não saber que minha Paquetá terá o destino muito em brevede ser um local onde os nativos vão se recolher em suas casas com grandes muralhas para se defenderem da violência que já graça por estas paragens. Mesmo assim com todas estas culpas ...te amo.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Gilberto Castro
Rio de Janeiro, 07 / 11 / 2009
Lembranças de um passado feliz

Aposentado recentemente,depois de 45 anos de magistério,estou revisitando via web, antigos colégios em que trabalhei.O Ginásio Paquetá foi o primeiro.Fui professor de Matemática, à época de Eduardo,Vasconcelos,Terezinha Guzo,etc. Saudações à comunidade. Se alguém lembrar e se interessar, segue meu e-mail.
 

linhaforum.gif (2733 bytes)

Rio de Janeiro
Lúcia
Degradação ambiental

Por amor a natureza, por amor ao Rio, por amor ao mar, por amor a Paquetá. Por amor a Deus, quem deixou desmatarem os morros de Paquetá?
Voce deixaria desmatarem o jardim Botânico para construir casas?, Você retiraria algumas árvores do Aterro do Flamengo para construir casas?E porque em Paquetá??????? Não tem ninguém tomando conta de Paquetá? Uma ilhazinha pequenininha e gigante em beleza, como foi acontecer isto?? E o lixão do caju e Itaoca correndo para o mar e intoxicando Paquetá! a rampa do cais caindo, 25 pessoas ferindo, as barcas enferrujando, e que Deus nos livre! barcas com tantas criançinhas... já tenho pânico de levar minha netinha...Esperamos que nossos governantes tão ávidos de votos deixe Paquetá fora, fora dessa degradação mental, dessa degradação ambiental deste descaso pela jóia raríssima que é Paquetá. Paquetá eu te amo.

linhaforum.gif (2733 bytes)

SANTIAGO  7 de novembro de 2009
A GHERVESI
RECUERDOS


HOLA SOY DE ARGENTINA SANTIAGO RECOMENDA Congratulo-me com um velho e querido amigo SUSANA GHERVESI. Agora que estou na ARGENTINA E meu email é Um ATOD STRONG HUG SANTIAGO1961@HOTMAIL.COM

linhaforum.gif (2733 bytes)

susana GHERBESI
santiago Sábado, 7 de novembro de 2009

Desde Argentina ,un lindo recuerdo siempre en el corazon.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Gláucia

Gostaria urgente de notícias José Carlos, morador da praia das moreninhas, trabalhava no Loide brasileiro, filho de António, ele também tem uma irmã que morava no Estácio. Quem souber de alguma informação por favor entrar em contato urgente com o email glaucia_melo@ig.com.br. Obrigada!!!

linhaforum.gif (2733 bytes)

wagner braga de azevedo
04/10/2009 PORTO ALEGRE/RS
Saudade!!!

Quero poder dizer que mesmo com a distância, não esqueço da minha raiz na Ilha de Paquetá, onde morei durante anos. Quero deixar uma grande beijo e um abraço a todos os amigos desse lugar que é mágico. Espero que com as Olimpíadas na nossa cidade em 2016, a prefeitura e o governo olhem com mais carinho na melhoria de um dos grandes pontos turísticos que é a nossa Ilha de Paquetá. Agora é a hora de mostrar para o mundo a beleza e a história desse pedaço de terra!!! Um grande abraço a todos os paquetaenses!!!!!

linhaforum.gif (2733 bytes)

Gláucia
1 de outubro de 2009


Gostaria urgente de notícias José Carlos, morador da Praia das Moreninha, trabalhava no Loide brasileiro, filho de António, ele também tem uma irmã que morava no Estácio. Quem souber de alguma informação por favor entrar em contato urgente com o email glaucia_melo@ig.com.br. Obrigada!!!

linhaforum.gif (2733 bytes)

susana GHERBESI
buenos aires 30 septiembre 2009
saudadessssss

Amo paqueta esto agora na Argentina ja more e trabalhe na ilha e noa esqueso discupa nao lembro a escritura serthiña por favor desejo que os amigos que deje la me escrivan.sento muita saudade du lar da gente AMO E SEMPRE AMAREI PAQUETA.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Karen Rocha
Rio de Janeiro, 1º de setembro de 2009
Uma moradora muito especial: REGINA YOLANDA


Estava fazendo uma pesquisa e sem querer me deparei com este site. Não resisti em mandar uma breve mensagem para uma grande moradora de Paquetá - a educadora, ilustradora e artista plástica Regina Yolanda Werneck (ex-diretora de uma escola pública de Paquetá).
Há muito tenho vontade de fazer contato, ter notícias ou revê-la.

Regina, querida,
Espero que esteja muito bem!
Vc foi a maior influência da minha vida profissional. Foi maravilhoso conviver/ trabalhar/ aprender com vc.
Um grande beijo e um forte abraço.
Beijos também para Claudia, Paula, para toda a família e, especialmente, para o Pedro.
Boas lembranças marcadas para sempre!

Karen Rocha
(do Instituto Nazaré)

linhaforum.gif (2733 bytes)

ALOISIO PEREIRA MARTINS
BRASILIA
PROCURO POR PESSOA

Estou a procura por um pessoa cujo o nome é DULCINEIA DOMINGOS MACHADO, criada na Ilha seus Avós são naturais da ilha assim como seu Pai senhor Luiz, gostaria de ter alguma noticia da família domingos machado ou domingues machado quem souber mande-me email. Desde já agradeço.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Nádia Ferrão
Brasília, 17 de junho de 2009
Nomes de antigos moradores


Lendo as mensagens postadas senti uma grande saudade da Ilha.Fiquei bastante emocionada ao ver o nome de meus familiares neste espaço e principalmente do meu irmão Mário (Tetlex)já falecido.Lembrei também de outros colegas de infância moradores do edifício São Roque como Dona Vanda seu Ernani,Fátima, Vandinha, Angela, Sandra,meus primos Paulo, Ricardo,Regina e Lúcia Batalha tambem lembro dos amigos de infancia: Bila, Hilda, Miguel, Cleia, Vitor,Bubi,Cleuza, Antonia, Tereza,Julinho,Rita,Verinha, Marquinho, Margareth, Flavinho, Gloria, Conceição,Regina, Miltinho, Maria José, Nilson e Nelson Lopes é muita gente!com alguns mantenho contato até hj outros nunca mais tive notícias, mas espero reencontrá-los por intermédio deste site.

saudaçõe paquetaenses!

Nádia Ferrão

linhaforum.gif (2733 bytes)

Antônio M.S. Souza
Rio de Janeiro 05/06/09
E-mail


Lais Estrela qual é o seu e-mail?

linhaforum.gif (2733 bytes)

Sheila Curi
Rio de Janeiro, 03 de junho de 2009
Notícias sobre a ilha de Paqueta/RJ


Gostaria de ter notícias de amigos moradores ou veranistas da Ilha de Paquetá no RJ, onde convivi desde 1970.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Bárbara Pereira dos Santos
RIO DE JANEIRO, 29/05/2009
CONJUNTO HABITACIONAL PAQUETÁ

ESTOU FAZENDO UM TRABALHO ACADÊMICO E GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM SABERIA ME INFORMAR QUANTAS RESIDÊNCIAS EXISTEM NO CONJUNTO HABITACIONAL PAQUETÁ LOCALIZADO NA TRAVESSA DONA POLUCENA N° 45.
AGRADEÇO DESDE DE JÁ
BÁRBARA.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Laís estrela
Rio de janeiro, 25 de Maio de 2009
Problemas ambientais em Paquetá


Sou do Rio de Janeiro e aqui desenvolvo um projeto relacionado as mudanças climáticas e resolvemos agora olhar por Paquetá...Levei o meu grupo para visitar a ilha e vimos alguns problemas...Preciso que vocês como moradores, trabalhadores ou pessoas que estão sempre em contato com ilha me mandem um email dando a sua opinião em relação ao que acha que é preciso mudar em Paquetá, o que acontece ai que ajuda para a destruição do meio ambiente etc...

Preciso da ajuda de vocês para realizar meu trabalho...

linhaforum.gif (2733 bytes)

Claudio Soares de Almeida
Piraúba, MG, 18 de maio de 2009
Saudade da ilha


Ah q saudade dessa linda ilha!! Zé, eu agora resido na zona rural de Piraúba, numa chácara com a cara de Paquetá, mas sem praias e com mto verde. Desejo a todos mtas felicidades. Já estou em vias de lançar aqui mais um livro, a minha biografia. Vcs vão receber virtualmente o convite.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Angela Soares
Campos dos Goytacazes - 05/05/2009
Lembranças de Paquetá

Lembro de Paquetá por passar por lá para passar férias em Pancaraíba. Tenho na recordação o desembarque, a caminhada pelas ruas de Paquetá, as casas arborizadas, até chegar ao osso destino que era um cais onde pegávamos um barco de pesca para irmos até Pancaraíba. Gostaria de saber quem tem lembranças também de Pancaraíba. Frequentei a ilha mais ou menos de 1977 a 1980 e pouco. Meu email é angela@uenf.br.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Josue
Tijuca - Rio de Janeiro - 27 de novembro de 2008
Incrementos ao turismo


Estive em Paquetá no mes de setembro em férias , e confirmei o meu amor a esta bela ilha , mas também pude observar que há muito por se fazer para que todo o potencial turístico seja explorado , vi estabelecimentos comerciais fechados ,imóveis abandonados , restaurantes vazios , comerciantes sem esperança e populaçao descontente com a falta de opções de trabalho e lazer , ouvi reclamações em relação ao custo da passagem das barcas , vi o surgimento de loteamentos desordenados .

Gostaria de sugerir um longo debate com o envolvimento do poder público , da iniciativa privada e de toda a comunidade , inclusive com a participação de admiradores da ilha como eu , fico triste em ver uma ilha tão linda , fora da mídia , sem um calendário turistico que atraia visitantes , ações esporádicas estão se mostrando incapazes de restaurar todo o esplendor de outrora , quando a ilha recebia milhares de turistas a cada final de semana , é possível organizar eventos que tragam a riqueza aos que trabalham na Ilha e a felicidade aos que a visitam , que sejam pensadas soluções para os períodos de baixa temporada , com descontos em hotéis e restaurantes , que sejam atraidos para Paquetá eventos que desenvolva e estimule o turismo nos dias de semana , o que não podemos é assistirmmos impassíveis ao ostracismo que hoje vive a Ilha de Paquetá..

linhaforum.gif (2733 bytes)

SERGIO TEIXEIRA SOARES
Santa Isabel -São Gonçalo-RJ-01/03/2009


Sou Filho Adotivo desta querida ilha, primo legitimo de Jorge Têlê e Edson Messina e esposa
mensagem: Eu estou muito triste em saber que o berço onde fui criado encontra-se em absoluto abandono total, isto por que exitem falsos Governantes Corruptos e sem amor próprio.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Antônio M. S.Souza
lha de Paquetá - 03/03/2009
Barcas


Segundo o Contrato de Concessão das Barcas s.a, a empresa tem que achar sempre o que há de mais moderno em matéria de embarcações. A Barcas s.a. se comporta como se houvesse um contrato para cada linha, o padrão para Niterói e Charitas é de nível internacional, (vide site da Rodriquez Cantieri Navali:clicar em engineering & design depois no espaço azul a esquerda, clicar em Passenger an vehicle high speed vessels) você verá que estamos nos anos 50 do século passado e que este conceito de embarcação já está ultrapassado e nem deve ser econômico. Mas se não houver pressão popular vamos por muito tempo navegar em museus sentados em cadeiras de madeira. E Paquetá será sempre a terra do "Era & Tinha"

linhaforum.gif (2733 bytes)

Marcelo Gimenez
Rio de Janeiro 03/03/2009
Saudades


Tenho muitas saudades da minha infância em Paquetá, dos carnavais no Iate com a orquestra do Flammarion, dos campeonatos de futebol no PEC organizados pelo Walter Cachimbinho, do Grande time de Futebol do Municipal dirigido pelo seu Altamiro (mirão) do inigualavel bloco do Goró e de muitos outras coisas que acabaram...Sabem porque acabou????? Simples pode parcer que é preconceito meu mas não é, a verdade é que Paquetá virou um grande favelão, deixou de ser um lugar que iamos para descansar e deixar nossos filhos à vontade para virar um lugar de triste. Quem não lembra da praia da Moreninha lotada de dezembro a março com pessaos lindas e alegres e do pessoal andando de wind surf em frente ao Iate. Isso também não existe mais. Fui criado em Paquetá, conheci minha mulher em Paquetá e minha família quase toda se originou de casamentos entre pessoas de Paquetá. Minha casa está fechada há 3 anos, pois perdemos o encanto, não por Paquetá e sim pela frequência que nela existe nos dias de hoje. Por isso peço ....DEVOLVAM A ILHA PARA QUEM REALMENTE É DE PAQUETÁ.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Antônio M. S.Souza
Ilha de Paquetá - Rio de Janeiro - RJ
Salvem Paquetá


Todos dizem: Salvem Paquetá!!, Sr.Prefeito faça isso, Sr.Administrador aquilo. Está certo que pagamos impostos e queremos ver resultados, mas os moradores e amigos da Ilha de Paquetá deveriam se mobilizar em torno dos vários problemas da Ilha. Existe uma Associação de Moradores. Alguns dizem: a Associação não faz nada, mas só fará se tiver moradores atuantes e presentes. Vamos deixar de delegar as coisas para o vizinho, pois isso nada muda

linhaforum.gif (2733 bytes)

Daniel Soranz
Parque dia 03/01/2008 - Mobilização Cidadania

Dia 03/01/2008, o novo Secretário Municipal de Saúde Dr. Hans Dohmman, vai com uma comissão de atores e de agentes de combate a dengue, realizar um grande mutirão de cidadania, com visitas domiciliares, atividades educativas, teatro de rua, rodas de conversa e música.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Maria de Lourdes
3 de novembro de 2008 - RJ Anchieta 03/11/08
Adorei................

Adorei esta ilha e fiquei muito encantada com tudo que conheci, o mirante, as praças, as praias, principalmente a da Moreninha, que é muito conhecida e muito bem falada. Adorei ver que as ruas são bem linpas e os próprios moradores, a conserva... Eu e minha familia adoramos conhecer a ILHA DE PAQUETÁ. Espero voltar muitas e muitas vezes.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Thamis Malena
4 de novembro de 2008
Paixão por Paquetá

Ilha encantada!!! onde o tempo parou.. árvores floridas, magia e beleza !!!
Thamis Malena (estudante de história)

linhaforum.gif (2733 bytes)

29 de outubro de 2008

Paquetá, que saudade de ti, dos amigos nas temporadas de verão, tanto os moradores quanto aqueles que lá passavam suas memoráveis férias. Os jogos no municipal, os mergulhos no relógio Mesbla, as pescarias em todos as praias da Ilha querida, as peladas da casa de Orestes com sua inesquecível jaqueira, as escaladas na pedra da moreninha (escondidos dos Pais) era uma conquista ... que saudade de Paquetá! Lulu

linhaforum.gif (2733 bytes)

Thereza Christina Vieira Ferraz
21 de outubro de 2008
Poema

Paquetá

Viajar é bom... renova a vida e faz renascer a esperança...
Existe um lugar, onde não se ouve o indiscreto ruído do trânsito, dos motores, das discussões...
Nesse lugar, o transporte é feito por silenciosas bicicletas ou românticas charretes...
Sendo uma ilha, de todo lado se avista a luz do sol ou da lua sobre as águas, criando um espelho de brilho intenso e encantador...
À tardinha, pessoas tranquilas e sorridentes colocam cadeiras nas calçadas, para longas conversas com amigos e vizinhos...
As crianças são livres, alegres e sem medo; os adultos, amáveis e bem humorados, circulam pelas ruas de terra, observando os sobrados, os jardins e os coloridos flamboyants...
Os enamorados vivem num paraíso de imagens e cores, de sonhos e silêncios...
Existe esse lugar... seu nome é Paquetá.

 


linhaforum.gif (2733 bytes)

Elson Cunha Guimarães
10 de outubro de 2008 - Rio de Janeiro
NOEL DE PAQUETA

Meu amigo Roberto Cesar, sinceramente não consegui identificá-lo, apesar de voce citar meu nome. Quanto aos paradeiros dos nossos amigos, três já partiram; Ricardo, irmão de Walter Luiz,Quito, e Ana Luiza, irmã de Leila de Abreu,casada com "o Pianista" Jorginho.Quanto a sua "Japonezinha" Ruth, eu não a vejo já faz um bom tempo, só vi a sua irmã Gaya. São avós os casais Zé Cambalhota e Maria das Graças, Gú e Luizinha eu e Zelia que tivemos tres maravilhosas filhas que nos deram um casal de netos. É de uma alegria imensa poder me comunicar com pessoas, amigos, que apesar do tempo, bota tempo nisso,não nos esquece.Um beijo no coração é um abração deste vascaíno sofredor.
Mande referências para eu poder identificá-lo
E-mail:noelpaqueta@bol.com.br

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

Julio Cesar Rezende Caracciolo
1 de outubro de 2008 - USA/Florida
Sr. Presidente da Associação de Moradores


Proponho ao presidente da Associação de Moradores uma caminhada e acampamento em frente a Câmara Municipal até que tomem providência em relação às contruções ilegais na ilha. No Brasil parece que as coisas apenas funcionam com manifestação e apoio da midia.

 

linhaforum.gif (2733 bytes)

Roberto Cesar
11 de setembro de 2008 - Rio de Janeiro - RJ
Saudades dos amigos

Que surpresa agradável ao ler seu e-mail no forum, e esse velho coração de 62 anos bateu muito forte com a emoção que sentiu. Que bom saber que você casou e viveu um casamento longo e, tenho certeza, feliz. Eu sou casado há 30 anos, tenho um casal de filhos e um casal de netos e morro no bairro de Realengo. Conheço Aracaju, pois trabalhei numa transportadora que carregava produtos no porto dessa cidade em Barra dos Coqueiros e em Laranjeiras.
Eu havia dito ao meu filho que pegávamos frutas no morro do cemitério em Paquetá e ele duvidava. Essa dúvida persistiu até o dia que nós fomos juntos na ilha e ele pode verificar que o cemitério era mais um jardim que propriamente um cemitério. Aí ele entendeu. E você descreveu muito bem a nossa ilha; ela era o nosso quintal onde vivemos uma infância e uma adolescência que hoje não existe mais.
Se voê tiver notícias de outros amigos, principalmente Ruth, escreva-me por favor para rcesar_araujo@yahoo.com.br.
É com satisfação que te abraço, do fundo do meu coração, com a certeza que em nossas almas Paquetá nunca será diferente do que era na nossa infância pois os nossos olhares nunca olharão de forma crítica a nossa ilha, mas estarão vendo o lado bonito e feliz que ali vivemos.
Desculpe estar respondendo apenas hoje, mas eu estava sem computador.
Não deixe de escrever.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Lilian
27 de agosto de 2008 -Marechal Hermes - Rio de Janeiro
Eu Amo Paquetá!!!!

Eu sou completamente apaixonada pelo ar calmo e romântico que as noites de paquetá trazem!
Deus abençoe este lugar e quem mora lá!

linhaforum.gif (2733 bytes)

Eva Bochkor
13 de agosto de 2008 - Viena
Saudades também

Gente, que coisa mais incrível. Achava que somente eu morria de saudades e descobri por acaso este forum.
Sempre passava as férias no Parque Darke de Mattos, junto à minha tia Adélia (tia de coração, não de parentesco). Com ela aprendi o condimento da língua brasileira. Tia Adélia era uma mulher maravilhosa, dizendo o que pensava sem maiores inibições, eu adorava ficar escutando as suas histórias... do voo do Zepelin e mais outras. O Parque foi meu refúgio, meu paraíso, onde me sentia segura sob a proteção desta mulher enorme e de coração enorme.
Fiz o exame de admissão em Paquetá, sob a vigilância da tia Adélia. Foi uma época muito linda.
Minhas amigas eram Gaia e Ruth que moravam bem na entrada do Parque.
Hoje vivo em Viena, mas breve vou voltar e mando um abraço a todos que também tem saudades.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Eliane Krauss Guaraná
12 de agosto de 2008 - Sergipe -Aracaju
Lembranças de Paquetá


Roberto vc não imagina a minha surpresa e felicidade em ser lembrada por um colega da minha infância e adolescência. Fechei os olhos e me transportei para minha infância em Paquetá. Lembro que Paquetá era o nosso quintal, o morro do cemitério onde pegavamos frutas no pé, corriamos, nadávamos, mergulhávamos, pescávamos, e estudávamos na melhor escola pública com professores dedicados e amigos queridos. Há 4 anos estive na ilha com meu irmão Werner e sua família . Vc não imagina a emoção de pegar a barca e viajar de volta ao passado. Não voltei com esse olhar crítico que leio nos testemunhos de pessoas nos emails acima. Olhei com o coraçao cheio de saudades. Saudades dos botos, do mar azul e limpo. Mas ao soltar da barca a praça era a mesma que nos sábados e domingos íamos namorar e jogar conversa fora.A  praia da Guarda continua a mesma, a Moreninha mais bonita com Brocoió ao fundo. A praia dos Tamoios com a linda Maria Gorda e o canhão continuavam lá guardando a memória do tempo que passou. Os amigos, ai foi que eu viajei, pois nunca mais soube de minha amiga Ana Abreu e sua irmã Leila, Gaia, Ruth, Zezé e todos aqueles amigos que vc mencionou e que eu me lembro tão bem. Marlene, estive com ela quando lá estive. E continua a mesma garota do nosso tempo. Olha Roberto também gostaria de saber dos nossos amigos de infância. Casei com João Guaraná e fomos casados por 40 anos . Ele faleceu agora em maio de 2008. Tivemos 3 filhos maravilhosos que não conheceram Paquetá . Moro atualmente em Aracaju. Espero que vc me mande seu imail para trocarmos fotos e lembranças da nossa querida Ilha de Paquetá.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Roberto Cesar
Rio de Janeiro-RJ- 06/05/2008
Saudade do Ginásio Paquetá

Avancemos buscando a vitória
Mocidade radiante e feliz
Seja o lema fulgores de glória
Que a noss´alma cantando bem diz
Aprender, estudar
Eis agora o momento oportuno
Não percamos tão belo tesouro
A sorrir e a cantar

GP, GP
Tu nos fazes querer
Essa luz do saber
Que hemos de alcançar

Quem estuda não teme barreiras
Quem se instrui há de ser vencedor
Haja sol, haja trevas na estrada
O saber jamais perde o valor
Aprender, estudar
Somos quais valentes guerreiros
Enfrentando terríveis escolhos
Sempre, sempre a lutar

Eis aí o hino do Ginásio Paquetá, autoria de nossa prof. de canto orfeônico. Será que algum dos antigos alunos ainda lembra da letra e da melodia. Eu nunca esqueci, pois esse foi o período mais rico na passagem da minha infância para o adolescência, quando terminei o primário na escola Joaquim Manuel de Macedo e comecei o período ginasial no Ginásio Paquetá.
Muita saudade desse período e da minha ilha maravilhosa que espero voltar a ver apesar de há mais de vinte anos não nos encontrarmos.
Saudades dos professores Carlos Alberto-(matemática e desenho geométrico), Geraldo-(latim e frances), Helio Salgado-(português), Margarida-(canto orfeônico), Prof. Mário-(ed. física), Edson(História do Brasil, Geral e da América e Geografia).
Saudade do grupo de canto e percursão, criado pelo prof. Hélio com os alunos do Ginásio Paquetá que tornou-se um grupo harmonioso e afinado, e que apresentou-se em várias oportunidades no Municipal Futebol Clube
Muita saudade e lindas lembranças dessa época, minha Ilha querida.


linhaforum.gif (2733 bytes)

Roberto Cesar
Rio de Janeiro-RJ
Salvem a nossa Ilha

Há 20 anos voltei em Paquetá com minha esposa e meus filhos, que pela primeira vez estavam indo, e eles me cobraram os golfinhos que eu sempre falei a eles que acompanhavam as barcas e de como eram lindos, e para minha tristeza vi que já não apareciam mais.
Tristeza também senti quando andando pela rua Dr. Aristão vi o morro do Costalat todo loteado, com várias construções e com maior tristeza ainda percebi que todas as árvores como mangueiras, jabuticabeiras, jambeiros, cajueiros, jaqueiras etc. onde colhi tantos frutos foram as primeiras coisas a serem destruídas para darem lugar as construções. Doeu o coração ao ver tanta destruição e descaracterização da minha amada Ilha. Onde estavam e onde estão as autoridades e antigos moradores que permitiram essa agressão infame? Ouvi falar que a ilha está sendo favelizada. Não vi ainda isso, pois como disse há 20 anos atrás foi a última vez que estive na minha querida Paquetá. Apesar de toda a destruição que já naquela época pude ver meus filhos e minha esposa se apaixonaram pela ilha e há dois meses meu filho voltou a ilha com sua namorada e com meu neto e ficou decepcionado com o que viu: uma grande quantidade de moradias nas encostas dos morros desmatados e destituídos de sua vegetação e mesmo assim pediu-me para que eu retornasse junto com ele, sua namorada, meus netos e minha esposa no mês de agosto, pois gostaria muito de ir a festa do meu querido padrinho São Roque a quem eu tenho pedido em orações que estenda suas mão sobre sua Ilha para que ela não venha a ser mais destruída ainda.
Um grande abraço a amigos de infância e da escola Joaquim Manoel de Macedo, onde estudei todo o primário, saudades de dona Oswaldina, minha professora, e suas filhas Isis e Iris, e do ginásio Paquetá: Neném, Hilda, Zé Cambalhota, Maria das Graças-(filha de seu Duarte, dono do Alvear)-, Ricardo, Luiz Carlos, Walter Luiz, Nanci, Elson Cabeção, Edson, Jurema, Emilia, Zezé, Zequinha, Nelza, Dário, Zélia, Glória, Deusarina, Quiquito, Werner, Eliane Kraus, Ana Luisa de Abreu-(a primeira pessoa que vi conseguir escrever com o caderno virado de cabeça para baixo), Leila de Abreu, Leila Pretinha, Julia Kazui, Edson Goulart, Sérgio Mattos, Sérgio Ratinho, Jorginho-(como tocava piano!)-, Maria Inês, Nelsinho, Jane, Gú, Luisinha-(Filha do Manduca)-, Marlene etc. e minha querida e nunca esquecida japonesinha Ruth-(minha Flor do Oriente),. Quantos desses amigos tão queridos ainda estão vivos ou moram em Paquetá? Se alguém aí puder dar notícias dêles peço que me escrevam, por favor.
E, peço a cada um de vocês que hoje moram nessa ilha maravilhosa: não permitam a sua destruição e lutem sempre para que ela continue a merecer o nome de Ilha dos Amores para que esses versos não se tornem realidade:
Jardim de insetos,
pombal de dores,
já não tem tetos
pr´os pescadores.
Se a lua brilha,
saudades dá,
da antiga Ilha
de Paquetá.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Roberto Cesar Ferraz de Araújo
Rio de Janeiro-RJ / 01/05/2008
E a saudade permanece

Nasci, passei a infância e a adolescência na minha querida Paquetá. Eu e minha família saímos da ilha em 1964 quando eu estava com 17 anos e a saudade ficou para sempre comigo pois somente em quatro oportunidades pude voltar. Nasci na casa 906, que hoje não existe mais, na Praia dos Tamoios, logo no início da Praia do Buraco mas passei minha infância e adolescência na Rua Alambari Luz, 77. Saudades do pão quentinho da padaria do Manduca, das frutas colhidas fresquinhas e maduras como mangas, cajus, jacas, sirigüelas, sapotis, tamarindos, cajás etc., das peladas e dos domingos no Municipal, dos papos a noite na Pau da Paciência, ir a nado e pescar na Pedra da Caveira, mergulhar e nadar a qualquer hora, das aulas particulares com Marli, esposa do Osvaldo Cebola, dos meus professores, Margarida, Aurora, Oswaldina, Heidi, Carlos Alberto Chevrand, Helio etc. do primário na escola Joaquim Manuel de Macedo e do Ginásio Paquetá, dos meus amigos Zé Cambalhota-(será que ele casou com Maria das Graças, filha do dono do Alvear?), Bube, Neném, Sérgio Mattos, Sérgio Ratinho Nanci e seu irmão Lula, Emilia, Hilda, Bila, Mário, Zé Carlos, Zezé, Zota, Maria José-(Zezé), Danilo, Gú, Paulinho, Leila e sua irmã Ana Luisa de Abreu, Leila Pretinha, Ailton, Alemão, Boquinha, Orelha, Zé Henrique-(Filho do Bené), meus tempos de carnaval quando o velho Betinho criava os carros do Unidos de São Roque, das festas e da missa solene de São Roque, sempre encerrada com o seu linho Hino-(Pela pompa desse dia), minhas primas e primos Creusa, Marilda, Dudi, Cunga, Jutanan, Pinta, Ucha, Vera, e também tio Julio Fichinha, tio Alexandre, tia Marina, tia Pequenina, tio Zé Borges. Saudade da minha vó Laura, que ainda em vida pediu para que quando morresse fosse sepultada, e assim foi feito, no cemitério da ilha. Saudade imensa da minha querida amiga japonesinha Ruth Hatomi-(onde está você?), o grande e nunca esquecido amor da minha vida.
Se alguém ler essa mensagem e puder enviar notícias desses queridos amigos, se ainda estão vivos e se ainda vivem na ilha, por favor escrevam-me.

linhaforum.gif (2733 bytes)


Jandyra Mariano
São Paulo, 07 de abril de 2008
EU AMO PAQUETÁ

Ao Elaborador do Site,
aqui conto minha história e meu amor pela ilha.
Cresci indo passear em Paquetá com minha família.
Na juventude, brinquei muito na ilha, andei muito de bicicleta, rodei toda ilha e cada vez que ia, encontrava uma beleza diferente, uma razão para voltar a rever esta natureza sem igual.
Quando casei, escolhi a ilha como testemunha da minha felicidade em lua de mel, criei meus 3 filhos amando cada pedacinho da ilha, a árvare que encanta (BAOBÁ), a pedra da Moreninha, Dona Zéze e o Sr. João do Hotel Paquetá e o retarante Charretão (antigos donos), que viram meus filhos crescerem juntos com seus netos.
O Wanderley, cozinheiro do Charretão, fazia um Bacalhau á Gomes de Sá, hummmmm!
O Meu Cantinho, o Lido fizeram parte da minha infância com seus aconchegantes box para banho, o peixe vendido pelo Fernando (Baiano)na praia, os bolinhos de carne, bacalhau e outros quitutes que a população faz com carinho para o turista.
Pois bem, meus filhos cresceram passaram-se os anos, mas meu amor por Paquetá continua.
Fazia 5 anos que não ia lá e neste fim de semana (5 e 6/04/08), estive com meu esposo na ilha, amei meu passeio, voltei revigorada, revi amigos que acabamos fazendo com o tempo (Antonieta, Alberto e Pilar - Fragata/ Hotel Paquetá), porém, achei a ILHA dos meus sonhos e de muitas outras pessoas que como eu, AMA A ILHA, um pouco triste, desencantada, deixada de lado e pergunto, onde está o amor por Paquetá, onde está a garra, a força para lutar e ver esta ilha voltar a viver? onde estão os turistas que enchiam de alegria estas ruas com suas bicicletas e charretes? onde encontraremos tarifas adequadas ao bolso do turista, seja nas barcas ou nas diárias? vamos trabalhar juntos para Paquetá voltar a viver, nós como turista previlegiando a ilha e a ilha, lutando pata receber o turista cada vez melhor.
Gostaria de deixar claro que amo cada pedaçinho de Paquetá e minhas críticas, são para que cada cidadão pense e lute por um amanhã melhor, com sorriso nos lábios, com a ginga que só o carioca tem, com este geito moleque e carinhoso de receber o turista e com esta arte de ser simples, porém donos de uma riqueza inegualável que é a ILHA DE PAQUETÁ. Parabenizo os Paquetaenses pelo Eco-Taxi e por cotinuarem cuidando desta Senhora tão querida que se chama: MARIA GORDA.
EU AMO A ILHA DE PAQUETÁ, NÃO IMPORTA SE É COM CHUVA OU SOL, APENAS AMO.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Alexandre Rodrigues Soares
22 de março de 2008
Niterói
Fotos de recordação

AOS NOBRES MORADORES DESTA BELA ILHA DE PAQUETÁ.

Prezados Gostaria de saber se alguém conheceu um nobre morador de Paquetá. Este Homem foi um dos maiores Chefe Cuca (cozinheiro) dos mais renomados Restaurantes e Hoteis de Paquetá. Ele morou na ilha um bom tempo.Hoje se ele estivesse com vida estaria + - com 100 anos, ele nasceu em 1911, em 1951 nasceu seu filho que foi seu ajudante de cozinha. Se algum morador antigo da ilha conheceu o Chefe Cuca (José Teixeira Soares ) e tenham fotos de recoradação me avisem pois gostaria de saber mais um pouco da história do meu avô. Eu gostaria de dar este presente para o meu pai Sergio Teixeira Soares, para guadarmos fotos da nossa familia, meu pai hoje está com 57 anos e não mora mais na ilha, ele também passou a sua infância na ilha de Paquetá quem conhece Sergio Teixeira Soares, e também tenham fotos, caso queira me mandar, favor em viar para o e-mail (Alexandresoarestst@ig.comn.br) eu ficarei muito grato.

At. Alexandre R. Soares.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Fabbio Cortez
Paquetá e Futuro
Rio de Janeiro, 10/03/08

Caríssimos amigos, Sou daqueles interessados em ver a ilha cada vez mais bonita, charmosa e limpa. Com minha família estamos alugando um pequeno apartamento para passar os finais de semana. Conclamo a todos os que amam Paquetá, rol a que me incluo, a fazermos tudo que pudermos para preservar as maravilhas do lugar. Tento entender (mas não consigo) como uma pessoa pode, por exemplo, havendo tantos coletores de lixo pelas ruas e praças, jogarem garrafas, sacolas e outras coisas no chão. Gente, Paquetá é uma riqueza, um lugar ímpar; arrisco-me a dizer não haver nada parecido no mundo inteiro. É indescritível viver o desestresse proporcionado pela positiva contramodernidade da ilha, onde o tempo passa mais lentamente, onde podemos sujar os pés de terra, andar de bicicleta tranqüilo, ouvir cigarras, pássaros, sentir o cheiro das árvores e pensar na vida.

Movemo-nos no sentido de melhorar continuamente cada detalhe de Paquetá, preservando, limpando, pintando, criando. Não esperemos somente pelo pessoal da limpeza pública, que, diga-se de passagem, faz um trabalho bem bacana. Há vezes em que fico tipo um maluco, catando simbólica e escondidamente a sujeirada nas praias, nas praças por que passo. Não é possível, vamos lá, dêem a sua colaborada. É meio como um mutirão espontâneo e simpático.

Já quanto ao assunto "favelização", nunca compreendi como as autoridades acabam permitindo algumas pessoas a apropriarem-se de terrenos que não lhes pertencem, isso em qualquer lugar que seja; quanto mais em Paquetá. Veja, ninguém aqui está falando das pessoas mais pobres estarem na ilha, ou morarem, que seja, a questão é: se forem deixando e deixando e deixando, daqui a pouco a situação poderá ficar descontrolada, e, quem saberá quem é quem no meio da maioria da gente honesta. O problema é que entre gente humilde e do bem, com o crescimento populacional desordenado acaba-se facilitando a possível invasão de pessoas de índole fraca, que podem infelizmente desencadear uma ambiência baixa, com conseqüente aumento de violência, furtos, essas coisas horrendas. Então: pobres sim, desordeiros não!

Paquetá, Paquetá, Paquetá: avante!


linhaforum.gif (2733 bytes)

Encontro
Daniel Ramiro
Rio de Janeiro

Podiamos marcar encontros uma vez por mes em Paqueta, pois a ilha é muito linda, assim poderiamos conhecer pessoas de todo o mundo que também gostem da ilha.Fw ilha_forum

linhaforum.gif (2733 bytes)

Mosquito da Dengue
Gilson

Ilha de Paquetá, 06/01/2008

Bom dia, Srs. Administradores da Ilha. Solicito-lhes uma profunda avaliação no que tange ao "Mosquito da Dengue". Como também é do conhecimento dos Srs, a dengue está se alastrando pelo o município do Rio de Janeiro e temos que nos precaver, ou seja, é de fundamental importância uma avaliação junto à prefeitura de nosso Estado, ou seja com o Sr. César Maia, para que sejam podadas as árvores existentes na Ilha e que periodicamente sejam utilizados os inseticidas pertinentes ao combate da doença. Este trabalho tem que ser preventivo e não corretivo e com a máxima urgência. O verão já está ái e o nº de visitantes, é natural, aumentará e por conta disso a insidência e a proliferação da doença aumentará, não é. Tem que ser feito um trabalho a princípio com os moradores e posteriormente com os turístas, para que se possa coibir tal doença. Desde já, sou-lhes grato pela oportunidade que me é dada através deste Site. E conto com a compreensão e colaboração dos Srs. Um abraço, Gilson.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Tristeza
Gilson
18 de dezembro de 2007
Ilha de Paquetá

Ó minha querida Ilha, mais 01 Ano. À mais de uma década visitava a Ilha como Turísta. Hoje, já com morador, que pesar. Vejo a ILha e me amarguro, tanta insegurança, furtos de bicicletas sem solução, furtos a residências e o mais agravante é o consumo de drogas por moradores e visitantes. Paquetá, quem diria que chegarias a este ponto. É inacreditável. Que Tristeza.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Declaração de Amor a Paquetá
Nadia Maria Fernandes de Castro Abrantes Ferrão
Brasília, 17 de novembro de 2007

FELIZES AQUELES QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER PAQUETÁ NA DÉCADA DE 70.LÁ PASSEI OS MELHORES ANOS DA MINHA VIDA ! HOJE RESIDO FORA DO RIO MAS EM TODAS AS OPORTUNIDADES QUE TENHO VOU A ILHA E LEVO AMIGOS PARA CONHECER ESTE PEDACINHO DO CÉU.ACHO QUE SE OS CARIOCAS SOUBESSEM A QUALIDADE DE VIDA PROPORCIONADA PELA ILHA COM CERTEZA HAVERIA UMA SUPERPOPULAÇÃO.PARABÉNS LAVRADOR POR CUIDAR TÃO BEM DA DIVULGAÇÃO ESPERO UM DIA PODER VIVER NESTA ILHA QUE TANTO AMO.

EU POSSO DIZER QUE TANTO EU QUANTO MEUS IRMÃOS E NOSSOS FILHOS TIVEMOS INFÂNCIA.

UM ABRAÇO PARA TODOS AQUELES QUE AMAM PAQUETÁ, ALIÁS DEVERÍAMOS FAZER UMA PÁGINA COM O NOME: EU AMO PAQUETÁ!

linhaforum.gif (2733 bytes)

RECORDANDO
Fátima Guiomar Vieira de Britto
Belo Horizonte,13/11/07

Nasci e fui criada em Paquetá, fui embora aos 12 anos para Minas Gerais, porém meu coração continua nesta terra. Ao longo dos anos estive visitando minha ilha e ano que vem vou me aposentar e pretendo voltar. Para ficar! Um abraço aos meus queridos conterrâneos!

linhaforum.gif (2733 bytes)

Amor por Paquetá
Fatima Marciano
10/10/2007- Rio de Janeiro

Paquetá faz parte de minha vida. Foi lá que passei minha infância e pré adolescência. Fiquei longos anos sem lá aportar, mas no carnaval de 2007, tive o prazer de passar com amigos num maravilhoso recanto, o Hotel Palace, onde fomos acolhidos com carinho. Aproveitei para percorrer de bicicleta todos os recantos da Ilha, que tantas lembranças boas me fazem. Parei em alguns lugares e o passado veio a minha mente e transportei-me aos anos 60, período de outo para mim.Fico triste de não poder oferecer aos meus filhos aquilo que tive em Paquetá...os tempos mudaram e Paquetá também mudou. Apesar de tudo, continua um lugar prazeiroso e seguro.Fechando os olhos, senti aquela brisa e o cheiro do mar que tanto me encantavam na infância. Abrindo os olhos, percebi que pouca coisa mudou, ma precisamos ter cuidado na sua preservação. Essa Ilha merece ser olhada com carinho não só pelos administradores, como pelas pessoas que lá visitam e residem. Pretendo voltar em breve para mais uma seção de bem estar e tenho certeza que encontrarei aquilo que sempre me encantou por toda a minha vida. Por isso eu sempre digo: Paquetá é um lugar de sonho que deve ser preservado...cuidado e amado!

linhaforum.gif (2733 bytes)

Ex-alunos de Pedro Bruno e M. Macedo de 77 a 87, quem ainda mora na Ilha?
Mineiro
Rio. 08 de outubro de 2007.

Paquetá cantada em versos e prosas nunca sai das cabeças e corações. Dedico a esta ilha e toda a sua gente, principalmente para os ex-alunos,profesores funcionários das escolas Pedro Bruno e Manoel Macedo a minha felicidade de ter convivido com todos entre os anos 1977 a 1987. Quem de vocês ainda mora ou frequenta a Ilha de Paquetá?

linhaforum.gif (2733 bytes)

I Torneio de frescobol Ilha de Paquetá 2007
Gill Ribeiro

Ilha do Governador - RJ, 02/102007
Galera, moro na Ilha do Governador e sou o mais antigo organizador de frescobol no Brasil desde 1985, e meu sonho era fazer um torneio na Ilha de Paquetá, na praia da Moreninha, no dia 12,13/Outubro/2007, estarei realizando esse sonho de muitos anos, até lá, viva Paquetá, viva o frescobol!

linhaforum.gif (2733 bytes)

Bandeira?
André Luiz
Rio, 09 de Setembro de 2007

Tenho a curiosidade em saber se Paquetá já teve bandeira (ou tem). Caso não tenha, seria de bom gosto por uma do tempo em que o Brasil pertencia ao Reino Unido a Portugal e Algarves, visto que foi nesse período que Dom João frequentou mais a Ilha.

linhaforum.gif (2733 bytes)

AS SETE MARAVILHAS DO RIO
LIMEIRA-SP 01/08/2007

SEM DÚVIDA. É UMA GRANDE INJUSTIÇA NÃO TEREM INCLUÍDO A ILHA DE PAQUETÁ NA ALEIÇÃO PARA AS SETE MARAVILHAS DO RIO. AMIGOS DE PAQUETÁ,FAÇAM ALGUMA COISA, AINDA É TEMPO DE CORRIGIR ESTE LASTIMÁVEL ERRO. Paulo Roberto Araujo Silva

linhaforum.gif (2733 bytes)

Minha Ilha Favorita
Rio de Janeiro -  06 de Julho de 2007

Esta ilha tem uma energia muito grande, foi lá que encontrei o meu grande amor, só acho que teriam que limpar as praias, principalmente a da MORENINHA !!! Elizete de Farias

linhaforum.gif (2733 bytes)

VOU MORAR EM PAQUETÁ GRAÇAS A DEUS!
12/06/2007 - DIA DOS NAMORADOS

No ano passado, descobri um câncer de mama, que me deixou com um medo danado de morrer.   Ai, percebi que tinha um monte de gente morrendo por ser vítima de balas perdidas, aqui no Rio.  Parei de temer a morte. Fiz minha cirurgia, retirei a mama, e continuei o tratamento.  Havia feito um seguro de vida, que cobria esta doença, que bom!   Comprei um apartamento em Paquetá, e agora vou ter a qualidade de vida que sempre pedi a Deus!  Salve PAQUETÁ!!!  SÔNIA

linhaforum.gif (2733 bytes)

Encontro dos Surdos
Niteroi, 27 de maio de 2007


Olá, pessoal de Paquetá.. Gostaria de saber se existem moradores surdos ai de Paquetá? Nós surdos de Niteroi e do Rio vamos para Ilha Paquetá no dia 1 de julho (domingo), gostaríamos de encontrar voces ai.
Se nao tiver surdos, podem ser pessoas como professoras para surdos, interpretes, ou simplesmente pessoas que saibam a lingua de sinais.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Favelização

Niteroi, 18 de abril de 2007
Salvem Paquetá. Tenho ótimas lembranças de passeios que fiz em Paquetá na minha infância. Que lugar bucólico. Tal foi a minha surpresa quando estive a pouco tempo na ilha e constatei que as favelas já chegaram lá. Lamentável! Se não forem tomadas providência já todos sabem o que vai acontecer. Vejam o resto da cidade!

linhaforum.gif (2733 bytes)

SAUDADES

ILHEUS 18 de fevereiro de 2007
Galara de Paqueta, como hoje eh carvaval, bateu uma tristeza em não estar presente nesta Ilha. Quem viveu o carnaval de 1995/2000 com Neno (Murilo), Sukita, Fabinho, Fabão, Adriano, carlinha, Simone e minhas irmão Raquel e renata, jamais viverá outro. estou na Bahia e digo troco qualquer carnaval pelo de Paquetá. Saudade, Bjs  Preta.

linhaforum.gif (2733 bytes)


VISITANDO A ILHA DE PAQUETÁ

Colégio Est. Francisco Palheta
Ilha de Paquetá agosto de 2006


O Colégio Estadual Francisco Palheta visitou a Ilha de Paquetá como parte das atividades de ingles, professora Valéria Plaisant. Clique aqui e veja o
resultado do trabalho / visita.

linhaforum.gif (2733 bytes)

OCUPAÇÃO DOS MORROS

Marcia
Rio de Janeiro - RJ. - 30 de julho de 2006

Fiquei extremamente triste e preocupada com a ocupação desordenada dos morros da Ilha.Será que o Administrador não tem conhecimento do Decreto nº17.555, que preserva os elementos naturais que configuram a paisagem da Ilha de
Paquetá?
Basta dar uma voltinha para se constatar que são poucas as construções que indicam um engenheiro responsável.
Prevenir é muito mais fácil que remediar!

linhaforum.gif (2733 bytes)

História da ilha de Paquetá

José Naitor Alambary Luz
Riode Janeiro - RJ. - 20 de Julho de 2006

Falar da Ilha de Paqueta, Pça. de São Roque e Igreja de São Roque, Lado Norte da Ilha de Paqueta, é a mesma coisa que falar da Família Alambary Luz.
Aí dentro da CASA DE ARTES PAQUETÁ, na biblioteca de vocês tem livros que falam bastante sobre isso. Com certeza o trabalho de vcs terá mais brilho. Festa de São Roque está chegando! façam homenagem aquêle que criou este
evento, patrocinou durante anos, e até hoje comemoramos com tanta satisfação. O livro de Vivaldo Cooracy, tambem tem boas informações sobre A Nossa Ilha; Família Modesto Leal tambem foi muito importante na Ilha. Um
grande abraço em todos. Festa de São Roque, estaremos juntos.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Cavalos em Perigo!!

Claudio Soares de Almeida
Guarapari/ES - 14 de Julho de 2006

Cavalos que sofriam maus-tratos são apreendidos em Paquetá A Prefeitura do Rio apreendeu no dia 6 de julho, três cavalos que sofriam maus-tratos na Ilha de Paquetá, elevando para 11 o número dos animais recolhidos no bairro desde o início do ano. Fiscais da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais constataram que os animais estavam desnutridos e em mau estado de saúde. Os cavalos foram levados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, em Santa Cruz.


A operação da Sepda teve apoio do CCZ, do Grupo de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. A fiscalização se estendeu às baias, que apresentavam irregularidades nas instalações e no manejo dos animais. A cooperativa Turquetá, que reúne os charreteiros da ilha, foi intimada a fazer, em 30 dias, o conserto das baias, a melhoria da alimentação dos cavalos, contratar veterinário, vacinar os cavalos contra raiva, trocar ferraduras e limpar as instalações.É lamentável q isto ainda esteja acontecendo nesta ilha. ,Infelizmente, os charreteiros ainda não entenderam q a sua maior ferramenta de trabalho é o cavalo. Espero q esta ação das autoridades os desperte e os faça ver q
eles teem de cuidar bem desses animais, pois as charretes são o "Q" de especial nesta ilha. Se vc ver algo aí acontecer de errado com os animais, não furte do dever de denunciar a autoridade local. Volto a afirmar: "Quem não cuida do que tem fica sem". Paquetá espera de todos amor e dedicação.

linhaforum.gif (2733 bytes)

TENHO AMOR POR PAQUETÁ

Clóvis Oliveira Cardoso
Rio de Janeiro - RJ.
02 de Julho de 2006


Eu tenho amor por Paquetá e sempre curti desde minha adolescência. Hoje eu fico triste com o crescimento desorganizado que vem estragando a estética da ilha que já foi um paraíso renomado. Pena que os corruptos políticos não se preocupem com essa transformação e só deixam para falar em épocas eleitoreiras. Acho que estamos todos na mesma corrente e devemos lutar para que não aconteça em Paquetá o que vem acontecendo pelas outras cidades do Brasil. Vamos lutar enquanto é tempo e Paquetá deverá continuar sendo a Ilha dos Amores.

linhaforum.gif (2733 bytes)

PAQUETÁ UM POEMA ( Pérola Escondida )

Edson Bittencourt
Campinas - SP. 12 de Junho - 2006


Rara
Nunca descoberta.
Quintal de água
Infância,
Iluminada moça,
Teu sorriso , garça , voa
À luz sol que atenua a lua .
Em prata teu raro dese
Revela .
Princesa
A mais doce e suave das luzes
Pousa em teus cabelos dourados.
Em prata e brancos amo
Teu delicado perfil .
Adormecidos flamboyants
Os ventos embalam.
Em sedosa luz
Banhada em lua ,
Tua nudez velada
Sedutora,
Eu conheço.
Menina moça, menina
Mulher.
As brancas barcas
No teu mar (e amor) se perderam.
Apenas em meus sonhos
Sétimas e terceiras
Procuram , vagarosas, porto.
Quintal de água de minha infância
Sal, sol , luz
Menina e moça e mulher
Esquia
És seio acolhedor, macio
Que me abriga
Com um acolhedor abraço.
Leio
A escrita das marés
Nas pedras
Palavras, desejos,
Promessas
Sonhos
Desejos
uras de amor
Canções
De tuas noites de enluarado encantamento.
Quantas vezes voltei a ti
Ilha dos amores
Quantas vezes
Toquei de muito longe tuas águas
Tuas areias,
Quantas vezes
Senti nos meus sonhos
O perfume de tuas flores
Fantasiei,
Com teu corpo quente
Sonhos
Ilha amada de minha infância
Aceita meu beijo
Eu sou teu eterno menino
Adorada Ilha.

linhaforum.gif (2733 bytes)

BELEZA e TRANQÜLIDADE?? Paquetá é o lugar!!!

Fábio Moraes e Karla Moraes
Rio de Janeiro - RJ. 29 de Maio de 2006

Agradecemos à Deus por esta maravilha que temos no nosso estado... É uma sensação indescritível pegar a Barca logo pela manhã na Praça XV, ver a Cidade ficando pra trás, a Ponte Rio-Niterói passando por ima de nossas cabeças, as Ilhotas, as Graças o Mar e finalmente, a tranquilidade e a beleza de Paquetá, nosso lugar!!! Somos um Casal jovem e adoramos essa ilha que muitos dizem ser ilha para idosos.... Mentira!!! Curtimos a Praia da Imbuca, Moema e Iracema. Passear de pedalinho vendo o Pôr do Sol da Praia da Guarda é lindo!! Andar pelas ruas seguras e
tranquilas de Paquetá, sentindo a mistura agradável do Mar com o Campo!! Sentar em suas pedras, namorar na pracinha ao lado da Praia da Imbuca olhando as estrelas e o Bairro de São Gonçalo ao longe... Saborear um
peixinho frito na beira da praia... É tudo lindo!! Deus criou dois paraísos, o do Éden e Paquetá, sem dúvidas!!! Espero um dia poder morar na Ilha, com meus filhos!!Tomara Deus que a despoluição possa realmente acontecer para completar a beleza desse lugar que sempre terá um cantinho nos nossos corações...

linhaforum.gif (2733 bytes)

SAUDADES

Claudio Soares de Almeida
Guarapari/ES, 13 de Maio de 2006

E VEM CHEGANDO O FRIO, E COM ELE A BELEZA DA NATUREZA SE FAZ VER. E COMO DÁ SAUDADE DE EM SUAS RUAS CAMINHAS, OLHAR CADA DETALHE, VER QUE AI O TEMPO NOS DÁ TEMPO,
E AI A GENTE VIVE A PAZ DE PAQUETÁ. ESPERO QUE TODOS, AUTORIDADES E COMUNIDADE SE UNAM PARA FAZER DESTA LINDA ILHA UM LUGAR BOM DE SE ESTAR, DE VIVER E DE SENTIR
PAZ. AH, MINHA PAQUETÁ!! QUANTA SAUDADE TENHO DE TI, ILHA DOS AMORES!!

linhaforum.gif (2733 bytes)

PAQUETÁ E DESCASO

Fábio Carvalho
Rio de Janeiro, 09 de Maio de 2006

Adoro Paquetá desde criança. Tenho verdadeira paixão pelo Parque Darke de Mattos.É uma pena que nosso prefeito reeleito não goste tanto da ilha, que vem sendo sucateada a cada ano que passa. Penso que as comemorações de
ano novo poderiam ser melhor estruturadas para levarem mais turistas ao bairro.
Penso também que as diárias das pousadas poderiam ser menos exorbitantes...neste caso a culpa não é do prefeito e sim dos donos de pousada que não percebem o quanto a queda de preço atrairia mais casais à Paquetá.Os horários das barcas também não ajudam muito.Por estas e outras, a ilha do amor está sendo esquecida. As novas gerações não vêem graça no lugar Lamento muito por isso...
Peço a São Roque que proteja o antigo recanto de D.João VI, que respira história
e beleza por todos os lados...

linhaforum.gif (2733 bytes)

LUGAR MARAVILHOSO

Eliana Thadeu do Nascimento
10 de Abril de 2006

Visitei a ilha de paquetá em dois finas de semana e adorei o lugar maravilhoso, sem violência, a limpeza urbana é 1000, os garis são muitos educados e amáveis por sinal, todos ai na ilha são adoráveis, os vizinhos, o pessoal do comércio, os bicicleteros que levam a gente, os pescadores, todos são de dar inveja a qualquer pais de 1º mundo, e também não poderia me esquecer de dar parabéns ao hospital da prefeitura da ilha.
Passei mal no domingo, meu marido ligou para o hospital na mesma hora a ambulância veio para me prestar socorro. A equipe médica, Drª Michelle mais dois enfermeros, me atenderam com maior carinho. Queria DEUS que aqui
no Rio nos tivessémos a atenção e a dedicação de amor ao proxímo que esses profissionais dedicam as pessoas. Só tenho que elogiar um lugar como esse. Ah! Se existe céu, com certeza Paquetá é um pedaço dele.
VOU PEDIR SEMPRE A DEUS NAS MINHAS ORAÇOES PARA QUE ESTE LUGAR SEJÁ SEMPRE PRESERVADO DAS MALDADES HUMANAS, POIS PRETENDO UM DIA PODER COMPRAR UMA MODESTA CASINHA NESTE MARAVILHOSO LUGAR
.

linhaforum.gif (2733 bytes)

RE a SIMONE

Claudio Soares de Almeida
Guarapari/ES - 24 de março de 2006

Simone, você talvez não tenha conseguido VER a verdadeira "alma" de Paquetá. Esta ilha, onde tive o prazer de morar durante 5 anos muito me fez ver a sua verdadeira "alma", o seu conteúdo histórico. Filha, vc fala da alegria de ter morado ali por 2 anos e que saiu por casa de uma certa dificuldade com relação a telefona. Bem, este serviço é via éter, por micro-ondas, e não por via submarina, a qual é sim quanto a energia eletrica e a água. Mas vc teve o prazer de morar num lugar maravilhoso. Eu amo esta ilha, e lamento o descaso das autoridades que não dão a
merecida importância. Se lhe for possível, um dia volte a habitar estas lindas terras, a nossa Paquetá.

linhaforum.gif (2733 bytes)

HORÁRIO DAS BARCAS

Gilson Gonçalves
Rio de Janeiro - RJ. 15 de março de 2006

Aos Srs. Administradores da Ilha, meu nome é Gilson e daqui há algum tempo eu e minha esposa pretendemos estabelecer residência no Balneáreo, solicito-lhes uma avaliação junto as Barcas S/A., sobre os horários, digo o primeiro horário de Paquetá/Rio de 2ª a 6ª é 05:15h, solicito-lhes a criação de mais alguns horários mais acessíveis, melhor dizendo, às 06:30h para o Rio na Barca Convencional ou a criação de um horário na Catamarã às 07:20h Paquetá/Rio e um horário na Barca convencional Rio/Paquetá 17:30h ou um horário na Catamarã também neste
mesmo, sei que é muito complexa a situação porque as Barcas S/A., podem alegar que operam no vermelho, mais até o presente momento que eu tenha informação nunca foi apresentada pela Cia uma planilha de custos para a
comprovação ou não, faço-lhes a solicitação em meu nome e também em nome da maioria dos moradores, porque sei como frequentador assíduo do Balneáreo que muitas famílias, digo, moradores tem compromissos diversos
no Rio, ou seja, trabalho e estudo. Sem mais para o momento, agradeço-lhes desde já pela oportunidade que me é dada por este Site.
Abaixo deixo relacionado meu telefone para contatos posteriores sobre a
minha solicitação. Tel.: 9262-77.65/Rio. Saudações do Amigo, Gilson.

linhaforum.gif (2733 bytes)

LEMBRANÇAS DE PAQUETÁ

Paulo Roberto Araujo Silva
Limeira-SP ( próximo à Campinas) 08 de março de 2006


Primeiramente gostaria de cumprimentar a todos os responsáveis pelo Site da PAQUETUR, muito bem organizado, sem dúvida, um magnífico instrumento e divulgação da Ilha.Morei e estudei em Paquetá, nos idos de 1963 /64. Lá se vão mais de 40 anos. Quando entrei no site da Paquetur, senti uma grande emoção, a saudade bateu forte, e as lembranças foram aflorando em minha mente. Até parece que foi ontem!
Clicando nas fotos, reencontrei a Maria Gorda, o Ginásio Paquetá, hoje Pedro Bruno; as praças, as praias ...Houve mudanças, é claro, mas a Ilha, pelo visto, no geral, continua como antes.Li todas as mensagens do Forum, realmente a ocorrência das favelas me surpreendeu. O que Paquetá tinha de mais marcante, além das paisagens, e pelo visto não perdeu, é a identidade e união do seu povo, amigo e acolhedor. Morei na Rua Dr. Lacerda e Dois Irmãos, lembro-me dos vizinhos, Sr. Cícero, que era Presidente do Municipal, seus filhos: Neném, Jorge, Mariana e da Vó .
Os colegas do Ginásio eram muitos. Será que algum deles ainda mora na Ilha?
Tinha o José Henrique, craque de bola, a Mari, muito estudiosa, Nanci, Emília, Maria das Graças (Nunuta), Rosa Maria, Mário, Moacir; o Luiz Henrique, sobrinho do Aerton Perlingeiro, famoso apresentador da Televisão. Enfim, muitos outros, cujos nomes não consigo mais lembrar, mas ainda guardo as suas fisionomias.Aliás, o sinal de TV não chegava em Paquetá. A diversão, eram os dois cinemas: o do Padre ao lado da Igreja, conservador, e o outro, mais liberal.O telefone era de manivela, toda ligação era feita pela telefonista.O primeiro mercadinho self-service foi o do Bechara.No campo, a padaria do Manduca.Havia o Grêmio Estudantil Ismael Mariat, incansável colaborador do
Ginásio, o Grupo Amador TEP - Teatro Experimental de Paquetá.Na Praia da Guarda, quem alugava os barcos era o conhecido Dezoito.Quando se precisava ir à Ilha do Governador, pegava-se carona na prancha (barcaça) do Sr. Bernardino, até a Ribeira, depois pegava-se um Bonde, que ia até o Bananal.As lanchas eram a Barreto, Arariboia e a Petrópolis. do STBG (Serviço de Transportes da Baia de Guanabara) Os clubes Municipal e Barreirinha, disputavam o passe do goleiro Ju Tanan, que depois veio a se tornar profissional. O Barreirinha foi campeão do Primeiro Torneio de Futebol Amador do Estado da Guanabara.
Algumas charretes, lembravam as carruagens inglesas da época Vitoriana.Havia um samba em homenagem a Paquetá, que era cantado por todos , a letra era mais ou menos, assim:Paquetá, teu passado é uma historia
Que os velhos pescadores, guardam em suas memórias contando com recordação, as suas tristezas e alegrias
Que todos, tiveram um dia.

Pedro Bruno e Castagneto, dois pintores

Fizeram dessa ilha, os seus amores

A Manoel de Macedo, a nossa homenagem
E aos bravos pracinhas, com sua coragem

Sob esse céu de anil
Paquetá, é o orgulho do Brasil

La lai a ra - lá lá - lá - lá lá
La lai a ra - lá lá - lá - lá

Certa vez, um fato pitoresco ocorreu durante a viagem da última lancha do dia, com destino a Paquetá. As vezes, as lanchas de Niterói e Paquetá, utilizavam o mesmo atracadouro, uma de cada lado. Um passageiro de Niterói, distraído, embarcou na lancha de Paquetá, que zarpou. Quando se deu conta do erro, ficou muito aflito, mais ainda, quando soube que o retorno seria apenas no dia seguinte. Queria a todo custo voltar para Praça XV. Os marinheiros tentavam acalma-lo, dizendo que poderia pernoitar na lancha. Mas ele não se conformava. Finalmente, confessou: o
seu problema não era o lugar onde iria ficar, mas como convencer sua mulher a acreditar naquela história.
Enfim, são muitas as histórias e as boas lembranças, pretendo em breve, com minha esposa e filhos, que são paulistas, visitar a Ilha, para matar as saudades.
Um forte abraço a todos os paquetaenses.

linhaforum.gif (2733 bytes)

REVITALIZAÇÃO DE PAQUETÁ

Patricia
Rio de Janeiro - RJ. 08 de março de 2006



Olá amadores de Paquetá!Nunca entrei neste site e somente visitei a Ilha uma vez em minha vida, mas posso dizer que fiquei realmente encantada!Com tanta paz e segurança nem parece que estamos no Rio. Estou me formando em turismo agora e vou fazer em minha monografia um projeto de revitalizacao para a Ilha. Lendo as mensagens de voces, eu como turismóloga, me senti mais ainda na responsabilidade de fazer este projeto. Será um projeto de revitalizacao de Paquetá, tendo em foco o turismo (sem afetar o meio ambiente) e o bem-estar da populacao local.
Paquetá tem um potencial turistico incrivel, o que falta realmente é a infra-estrutura.Poxa, esta Ilha maravilhosa poderia se tornar um dos pontos mais visitados por turistas do mundo inteiro e ainda trazer muitos beneficios para a populacao local, como emprego, melhorias no bairro, e quem sabe chegaremos na despoluicao da Baia de Guanabara. Já pensaram que maravilha??
Seria bom se voces pudessem continuar enviando mensagens sobre os ítens que mais os incomodam (principalmente para os moradores da Ilha) para que eu possa colocar neste projeto e quem sabe conseguir melhorá-lo com o apoio da Regiao Administrativa da Ilha. Conto com o apoio de voces, qualquer informacao será bem vinda!!!Vamos lá gente, unir nossas forcas, não podemos mesmo deixar isso somente na mão dos políticos, senão nada acontecerá!

linhaforum.gif (2733 bytes)

PAQUETA, LUGAR DE GENTE JOVEM TAMBEM!!

Simone Ribeiro de Oliveira
Araruama, 2 de março de 2006


Morei em Paqueta, de 2000 a 2002, logo que cheguei de Mato Grosso do Sul. Morei na Tijuca por 2 meses, e um belo dia peguei uma estranha embarcacao e fiz um passeio com meus 2 filhos, o trajeto durou aproximadamente 1 hora. Quando na ilha cheguei....decidi....e aqui que vou morar. Na semana seguinte havia me mudado pra la. La fiquei durante 2 anos, e indescritivel a sensacao de paz e bem estar que se sente ao morar em Paqueta, mas, precisei voltar ao RJ, pois trabalho com televendas e a Ilha tem muitos problemas com relacao aos telefones, pois os fios sao submersos e totalmente suscetiveis a corrosao....e uma pena!! Minhas amigas...Gina, Tania, Tia Ines, Ines, Virginia, Joaozinho Guedes, Ze
Lavrador....ah...que saudadesss....o Bar do Zeca entao, a cerveja mais gelada da Ilha, com petiscos maravilhosos.....um dia tambem volto pra morar finalmente em Paqueta, antes disso preciso trabalhar muito pra poder comprar uma casinha por la.....saudacoes paquetaenses a todos...beijos millllllllll

linhaforum.gif (2733 bytes)

ROMANTISMO PAQUETAENSE .

Claudio Soares de Almeida
Guarapari/ES
10 de Fevereiro de 2006


E já curte o verão, o calor, a alegria, as praias, e a ilha se alegra com o vai-e-vem de pessoas, bicicletas e charretes. E em suas ruas as árvores e suas sombras e as cigarras que alegram suas manhãs e tardes.
Lugar bom de se estar, de se morar, de se curtir a paz e a alegria. Sobra romantismo, sobra natureza, e tudo nessa joinha que é a ilha de Paquetá. Lugar tão bom que, daí através das 18 repetidorar de radioamador se tem
contato com gde parte desse Brasil. Mas saudade me dá de estar naquela ponta de cais, de olhar o dia que se vai, de se ouvir o alegre cantos das aves que, ao anoitecer buscam os ninhos. Como é gostoso chegar, caminhar
pela rua principal até o lar. Ah, Paquetá que saudade de ti, ilha onde vivi. Hoje, longe daí, ponho-me a lembrar dos bons tempos de Paquetá.

linhaforum.gif (2733 bytes)

AMOR A ILHA.

Anilza
Campinas/SP
06 de Fevereiro de 2006


Oi moradores de Paquetá , eu adoro essa ilha e meu sonho é um dia fazer parte dessa comunidade. Eu frequento essa ilha já há 20 anos e nunca me canso de ver tanta beleza. Eu amo tudo que tem aí, praias, ruas, pessoas, o clima, etc....Moro em campinas , mas um dia, se DEUS quiser, vou morar aíi, adoro o Rio de Janeiro, e todos os cariocas , são pessoas simples e comunicativas.
beijos a todos.

linhaforum.gif (2733 bytes)

RESPOSTA AOS QUE AMAM A ILHA.

Claudio Soares de Almeida
Guarapari/ES
01 de Fevereiro de 2006


ZZ1PQA, e foi este o meu primeiro indicativo de radioamador, o qual tem no sufixo a sigla dessa linda ilha, onde tive o prazer de residir por 5 anos (97-2001) . Hj, resido longe, mas sinto-me como que em suas ruas, suas praias, onde sentia a paz desse lugar, a minha Paquetá. Gente, sempre que se quizer cuidar há como: Basta que se queira. Paquetá tem gdes virtudes, pois a ilha tem um hospital e aqui em Guarapari sequer tem um pronto socorro, tem é um postinho simples, q dá, qdo muito pra um curativo. Paquetá, apesar de ter hj favelas, em suas casas se pode ficar
de janela aberta, sem grades, ao passo que aqui em GUARAPARI, cidade com cem mil hb tem-se que ter a proteção extra da GUARALARME, sistema de monitoramento. Em PQA se pode ficar a vontade, caminhar ao luar, contemplar a noite, o amanhecer e o entardecer sem ser assaltado. Dá mole aqui pra ver no q dá? Saudade me dá de PQA, lugar de paz e amor. Cuidem, tratem desta joia, pois igual não há.

linhaforum.gif (2733 bytes)

CUIDEM DE PAQUETÁ!

Sandra Passaro
Rio de Janeiro
28 de Janeiro de 2006

Paquetá é linda e pretendo terminar meus dias nessa ilha, mas algo me assusta: quando a barca vai se aproximando da ilha, percebemos barracos nas encostas. Isso realmente preocupa, descaracteriza a ilha.
Outra coisa que poderia ser melhorada é o trenzinho.

Beijos paquetaenses

linhaforum.gif (2733 bytes)

SIMPLESMENTE EMOÇÃO

Tânia Cristina
Rio de Janeiro
16 de Janeiro de 2006


Olá...Não sei muito bem (pelo ou menos racionalmente), porque senti vontade de escrever essa mensagem . Li o e-mail da Luciana da Cunha intitulado; "Saudades", e me emocionou. Nas entrelinhas, mesmo transparecendo uma dor pelas perdas de seus afetos , ela conseque passar para as pessoas ,uma visão carinhosa de Paquetá. Isso so me reforça, o desejo de voltar e morar nessa ilha. Pois mesmo que a Ilha já tenha se transformado ( junto com as mudanças do mundo , tão confuso e conturbado) , Paquetá ainda tem esse efeito carinhoso nas pessoas , "deixa saudades". Desejo que a Luciana seja feliz com sua atual escolha. Como escrevi no início, nem sei bem o que me motivou a enviar esse texto. Mas...deu vontade. Abraços. Tânia.

linhaforum.gif (2733 bytes)

SAUDADES

Luciana da Cunha
Rio de Janeiro
15 de Janeiro de 2006


A minha família tem casa em paquetá há mais de trinta anos. Passei férias maravilhosas com minhas filhas e parentes. Hoje minhas filhas com 11 e 13 anos não querem mais ir por não ter o que fazer na Ilha, assim como a ambiente não está confiável para eu largá-las pela Ilha. Não tenho ido mais nem a passeio porque ficou muito caro ir a Paquetá e um casal não gasta menos de R$ 100,00 para ir e voltar no mesmo dia, contando transporte, estacionamento no Rj, almoço e lanche. Fico muito triste ao chegar na Ilha e ver quantas pessoas que fizeram
parte da minha felicidade e que morreram, pois a Ilha é um lugar cheio de idosos que desfrutam o prazer da paz que existe ali, mas o hospital não dá suporte para mantê-los vivos no caso de uma emergência.
Não vou a Paquetá há 7 meses e morro de tristeza de estar vendendo a casa. Toda vez que chego na ilha, choro da saída da barca até em casa e muitas vezes fico sentada na calçada sem coragem de entrar em casa.
com certeza é um lugar inesquecível pela paz de suas manhães, de se ouvir o canto os pássaros, de ouvir o vento, os peixes pulando no mar, ver o pôr do sol, a chuva chegando na serra e enfim tudo é saudade na ilha.
Hoje só vivo de saudade!!!!!

linhaforum.gif (2733 bytes)

ALEGRIA

Tania Cristina
Rio de Janeiro
30 de Dezembro de 2005


Desejo a todos do forum de debates, um ano repleto de realizações, saúde e alegrias. Um grande abraço em todos!!!!Tania.

linhaforum.gif (2733 bytes)

RECORDAÇÕES

João Batista
São Paulo
23 de Dezembro de 2005


Adorei a Ilha de Paquetá.Estive ai ha alguns anos.Minha melhor, única e exclusiva AMIGA, TANIA cujo filho é o grande André, que infelizmente ainda não conheço pessoalmente, me hospedou.Senti uma grande paz e muita segurança nesta Ilha cheia de beleza natural e essencialmente poética.Assim que surgir uma oportunidade estarei ai. Um grande abraço para todos.

linhaforum.gif (2733 bytes)

SAUDAÇÕES AO POVO PAQUETAENSE

Claudio Soares
Guarapari/ES
18 de Dezembro de 2005


Hoje, dia 18, em 1555 acontecia o descobrimento desta joia, a nossa ILHA DE PAQUETÁ. Aproveito p/ saudar a todos, e vamos manter viva a alma paquetaense. Espero que em 2006 as autoridades voltem sua atenção
para aquela população. Lembrem-se: " Não existe nada mais forte que a união dos fracos". Paquetá é pequena, mas sua gente tem tudo para fazê-la ser grande. Saudações a todos os paquetaenses.

linhaforum.gif (2733 bytes)

AEROBARCOS E DIÁRIAS DE POUSADAS E HOTÉIS - ABSURDOS.

Moysés e Aleida Joelson
Rio de Janeiro
16 de Dezembro de 2005


Tenho 74 anos ex-aluno da Escola Brasileira de Paquetá que funcionava na Rua Dr Aristão. Em março por falta de manutenção o aerobarco que me conduzia para |Paquetá ficou a deriva após o vão da Ponte de Niterói, e precisou o Comandante Naval que ia entrar em serviço chamar o Corpo de Fuzileiros Navais que vieram com barcos infláveis e fomos socorridos pelas lanchas de Ambulância do Corpo de Bombeiros.Os Hotéis de Paquetá estão cobrando diária superior a Guarapari. O Hotel Lido está cobrando a diária de R$70,00, assim como as pousadas. Acho que trinta reais seria o mais aceitável.

linhaforum.gif (2733 bytes)

SONHO

Tânia
Rio de Janeiro
15 de Dezembro de 2005


Olá... Meu filho , André, escreveu para vocês ontem fazendo uma declaração poética para Paquetá. Eu concordo totalmente com ele.Estamos planejando morar logo...logo...na ilha, e fico sempre lendo tudo a respeito daí , e assim me sinto fazendo parte dessa comunidade , mesmo estando um pouco longe atualmente. André ficou apaixonado lendo as matérias sobre a musicalidade da ilha ,hoje. Ele é musico , já moramos um tempo aí e sonhamos com nossa volta ,futuramente.Fico sempre aguardando notícias nos classificados sobre imóveis novos. Um abraço . Tânia.

linhaforum.gif (2733 bytes)

QUE SAUDADES...

André_Ilha
Rio de Janeiro
14 de Dezembro de 2005


Realmente tanto tempo distante do Rio de Janeiro e de Paquetá, onde eu tive o privilégio de morar não vejo a hora de voltar para ficar. Eu fiquei muito feliz mesmo em saber que agora Paquetá está mais musical do que nunca. Eu sou Músico Profissional - [OMB] e não vejo a hora de voltar a minha Ilha querida. Devo vir com minha mãe, Tãnia, outra
apaixonada pela Ilha e espero encontrar um espaço para mim nesse Paraíso.

linhaforum.gif (2733 bytes)

AHHHH PAQUETÁ, LUGAR BELO!!!

Luis Henrique
Rio de Janeiro
02 de Dezembro de 2005


Eu tenho uma casa em paquetá e vou para lá todos os fins de semana,como é bom,poder ter paz e sussego,poder apreciar aquele solzinho e aquele ventinho que faz à tarde,é simplesmente um lugar dos deuses!!!Mas ao pensar nisso,pensamos também como a ilha está largada,pois o prefeito e os vereadores pouco olham para nossa querida ilha!!!E também gostaria de saber onde será que vai parar a nossa querida baía de Guanabara,e pensar que a uns 100 anos,paquetá era um lugar belo e relaxante,onde as praias eram lindas e maravilhosas,como minha avó dizia,bom,não deixa de ser,mas só que sem as praias maravilhosas!!!Mesmo assim eu considero paquetá um lugar belo e romântico!!!

linhaforum.gif (2733 bytes)

RA OU AR?

Claudio Soares
Guarapari/ES
27 de Novembro de 2005


Eu tenho observado que é comum na ilha as pessoas referir-se a Administração Regional como sendo Região Adiministrativa. Gente, ha duas situações distintas; a Região Administrativa refere-se a Paquetá e as demais ilhas, que juntas formam a XXI Região Adiministrativa da cidade do Rio. Já a administração Regional refere-se a entidade que administra a XXI, ou seja, a ação administrativa, o órgão propriamente dito. Assim, espero que doravante os ilhéus saibam referir-se corretamente ao que realmente há..

linhaforum.gif (2733 bytes)

IMPACTOS AMBIENTAIS NA ILHA DE PAQUETÁ

Carmen Fatima das Neves Pinheiro
Rio de Janeiro - RJ.
15 de Novembro de 2005


Olá sou estudante de Biologia Ambiental e estou fazendo minha monografia sobre os Impactos Ambientais em Paquetá gostaria da colaboração de moradores da ilha que vivenciam o problema diariamente informando quais
são os problemas mais comuns na Ilha e gostaria de saber se existe algum documento oficial da Prefeitura sobre os problemas da Ilha. Caso alguém tenha o contato do administrador da Ilha ou alguma pessoa que possua dados
referentes a ilha por favor me passem pois realmente estou precisando.

linhaforum.gif (2733 bytes)

REORDENAMENTO NUMÉRICO DOS LOGRADOUROS

Claudio Soares
Guarapari/ES
12 de Novembro de 2005


Bem, eu tenho difundido em varios murais na web uma idéia que em muito facilitará a vida de todos. trata-se de se fazer o reordenamento numérico em todas as ruas, de modo que a numeração obedeça a sua ordem natural, uma unidade apás a outra, observando-se os lados par e ímpas de cada rua. Tal medida pode em muito evitar transtornos, pois numa rua como as daí de Paquetá, fica fácil localizar este ou aquele número, pois aí, como em todos os lugares o que se vê é uma verdadeira desordsem, o que confunde e dificulta a localização de um morador. Taí a idéia. Agora,
juntem as forças da comunidade e tentem fazer com que as autoridades mplantem este projeto, e aí, em Paquetá seria um bom laboratório. Espero um dia ver esta idéia instituida e posta em prática.

linhaforum.gif (2733 bytes)

RE AO ANDRÉ

Claudio Soares
Guarapari/ES
06 de Novembro de 2005


André, eu agradeço a sua observação, pois, desde o tempo em que residi nesta ilha, sempre fui defensor de que a ilha deveria ter uma certa autonomia, o suficiente p/ que sua gente pudesse reesolver seus principais problemas. Mas os políticos, que nem lá aparecem, não deram nenhuma inportancia, e o pouco que se consegue é mesmo pela misericórdia de DEUS. Realmente, quem não cuida do que tem fica sem. Obrigado meu querido irmão. Paquetá precisa ser ouvida, vista e amada por todos, e principalmente pelos políticos. Um fte abç do Claudio.

linhaforum.gif (2733 bytes)

FALTA DE CUIDADOS

André Bazzanella
Rio de Janeiro - RJ.
05 de Novembro de 2005


Adoro a ilha, como todo carioca, eu acho.Infelizmente os governos resolveram que o controle e fiscalização é hoje uma tarefa da sociedade e não mais do poder público. Fiquei assustado com as favelas de Paquetá, assim como com a desordem urbana, cães na praia, falta de infraestrutura turística e péssimo estado da sinalização, inclusive quanto á poluição das praias. Mas cabe a nós trabalhar para que isso mude. Esperar do poder público sem uma cobrança forte é esperar em vão, ainda mais que a ilha tem poucos eleitores. Assim, é fazer, para poder cobrar que as coisas melhorem, senão elas podem se tornar irreversíveis, o que seria pena para com nossa pequena ilha.
André

linhaforum.gif (2733 bytes)

ESPAÇO DEMOCRÁTICO

Claudio
Guarapari/ES
01 de Novembro de 2005


Gostaria muito que outros internautas soubessem deste site, pois aqui, assim como no www.cataguases.com , temos a liberdade de deixarmos nossas mensagens sem que haja qualquer restrição, o que é muito bom, e bem
oportuno, já que nós, cidadãos pouco dispomos de meios e oportunidades para "por a bôca no trombone", e assim fazer com que assuntos de interesse comunitário possam ser debatidos, o que resulta em iniciativas por parte
das autoridades que "fingem" não ver os problemas, os quais cabe-lhes resolver. E fico feliz, pois este aqui é daquela que, diante da grandeza da cidade do Rio pouco ou nada representa, embora seja berço de muitas histórias e de grandes acontecimentos. É sempre assim, os pequenos passam desapersebidos, mas teem seu valor. E Paquetá tem muitos valores, mas a paz e a segurança só mesmo nesta pérola da Guanabara, pois o resto, a TV vem mostrando, e é só tristeza. Clamo-os a que se utilizem deste espaço com sabedoria, pois só dá valor a liberdade quem a perde.

linhaforum.gif (2733 bytes)

DÚVIDAS...

Tânia Cristina
Minha Casa
24 de Outubro de 2005


Lendo as mensagens variadas, fiquei interessada em saber mais a fundo sobre esse crescimento que algumas pessoas estão falando. Com respeito as casas construídas sem estudo do local e sem o parecer da prefeitura. Eu
estou muito tentada a morar em Paquetá futuramente, e me deixa curiosa saber como estão as coisas por ai? Inclusive, por que não abrir um espaço nesse site para as pessoas " baterem um papo " e trocarem ideias a
respeito do que está ocorrendo, e como cada um poderia contribuir para tentar alguma melhoria? E quem sabe , o responsável por esse site, passando para as pessoas que amam Paquetá , um site competente , talvez a prefeitura? Qual seria o canal que todos pudéssemos lançar nossas opiniões, idéias para mudanças e reclamações? E tería-mos um espaço para trocar-mos idéias para , quem sabe , melhorar algo que no momento está prejudicando essa tão apaixonante ilha? BOM.. eu sei que já morei aí por dois anos , me apaixonei e estou querendo voltar. E concordo com um dos que deixaram sua mensagem; de que Paquetá é um dos poucos ,atualmente, lugares bucólicos do lindo Rio de Janeiro.Agradeço muito esse espaço, que me permite focar sempre na minha meta num futuro bem próximo. Abraços.
Tânia.

linhaforum.gif (2733 bytes)

ROMANTISMO.

Claudio
Guarapari/ES
24 de Outubro de 2005


E já é prima-vera, a estação mais romântica do ano. E há um lugar muito especial, a ilha dos amores, a nossa Paquetá. Ah que saudade me dá.. Estar lá e poder desfrutar de um lugar que existe lá em Paquetá, a ilha onde tudo lembra namoro, abraços e beijos. E como é gostoso, num fim de tarde estando lá a bejar aquela que tando desejei amar, a minha Su, a minha alegria, a minha esposa, a qual, num fim de tarde de prima-vera deu-me um inesquecivel beijo. E foi ali, naquela que chamam de ponte da saudade. Paquetá é mesmo um lugar muito especial, cheio de oportunidades, onde, caminhar por suas ruas é como que estar sob o efeito de calmantes, pois nada ali tem pressa, nem mesmo as aves que caminham por suas ruas como que dando uma de turista, vendo a vida, sem medo, sem nada que as encomodem. E rua principal, nos fins-de-tardes, com tantos pássaros a cantar, anunciando o cair da tarde e a chegada de mais uma noite de céu claro, lua cheia, e tudo quanto há de romântico na ilha de Paquetá.

linhaforum.gif (2733 bytes)

PREÇO DAS PASSAGENS.

Claudio Soares de Almeida
Guarapari/ES
22 de Outubro de 2005


Hoje não resido mais aí na ilha de Paquetá, donde, por motivos familiares tive de vir morar aqui no ES.

Mas, por amar aquela ilha, sempre estou a visitar os sites a ela relacionados, de modo que assim mantenho-me informado, e é como se assim pudesse eu "matar" as saudade, pois amo muito aquela "joia" da natureza.

Mas, desde que lá fui morar, em 97, dentre os sérios e crônicos problemas envolvendo as barcas, o que mais me deixa triste, é o fato de, nos fins-de-semana e feriados, os moradores terem de pagar mais caro por um serviço que é mesmo de segunda a sexta, ou seja, as mesmas barcas com seus mesmos problemas.

Ora, pelo que sei, aí no Rio, ou em qualquer outro lugar as tarifas dos transportes urbanos são as mesmas cobradas durante toda a semana, inclusive nos feriados. E no caso de Paquetá é diferente, pois seus residentes são obrigados a pagarem mais caro como se fossem turistas indo ao Rio, que na verdade a linha é municipal, já que a ilha é um bairro da cidade do Rio de Janeiro.

Diante desse absurdo, e como o povo local não tem uma represenmtação política, resta-nos unirmos àquela gente, pois há ali pessoas humildes, que como qualquer outro morador da cidade tem de sair nos fins-de-semana, seja pra qual for o destino, pois com este critério de cobrança de tarifas, cabe muito bem uma ação de inconstitucionalidade, já que, por terem baixa renda, ficam impedidos de irem e virem, a menos que deem uma de turistas, já que a intenção da tarifa diferenciada é tomar dinheiro dos usuários. Eu só lembro que trem, ônibus, metrô teem tarifas num único valor qq que seja o dia, o que não ocorre com as barcas da linha Paquetá, já que a da linha Rio-Niterói qq que seja o dia o valor é o mesmo.

Espero que a presente mensagem, que estou enviando simultâneamente para esta agência e para o Dr Marcelo A Limoeiro Cardoso, que é historiador daquela ilha, tenha resultado prático, e que, eu possa receber ao menos um mail confirmando o recebimento desta.

Na esperança de que este apelo chegue as autoridades que possam tomar decisão em favor daquela gente, desde já agradeço e os formulo votos de elevada estima.

linhaforum.gif (2733 bytes)

PREÇO DAS PASSAGENS DAS BARCAS E MORADORES.

Claudio Soares de Almeida
Guarapari/ES
14 de Outubro de 2005


Gente!! Até hoje, pelo que pude ver, os moradores ainda não conseguiram ter o direito de, nos fins de semana e feriados, pagar o mesmo valor cobrado nos dias úteis. Acho que as lideranças locais não estão sabendo valer-se de um direito, pois, pelo que sabemos, trens, ônibus e metrô, ainda que nos feriados, sábados e domingos se paga o mesmo valor pago de segunda à sexta. Basta que se mobilizem e recorram à imprensa. Paquetá, embora ilha, é um bairro da cidade do Rio, sujeitos a legislação municipal, e a linha, embora marítima, é municipal. Lembrem-se: "Quem não cuida do que tem fica sem".

linhaforum.gif (2733 bytes)

ABANDONO?

Claudio Soares de Almeida
Guarapari/ES
12 de Outubro de 2005


Eu costumo dizer que quem não cuida do que tem fica sem. E será que estamos nos condenando a ficar sem Paquetá? Desde que saí daí em março de 2001, até hoje sinto enorme saudade desse lugar tão lindo. Mas ao ler o recado do amigo, sinto enorme tristeza e revolta. As autoridades do RJ perdem muito por não fazerem desta ilha o modelo de bairro, dotando-a de tudo quanto seja necessário para que seja a ilha o melhor lugar do Rio pra se visitar, passear, estar, pois haveria segurança, paz e tranquilidade, associado a tudo que se espera de um lugar que tem como vocação nata o turismo. Ainda há tempo.

linhaforum.gif (2733 bytes)

PAQUETÁ

Claudio Soares de Almeida
Guarapari/ES
11 de Outubro de 2005


E já é primavera... Quente tem sido seus ensolarados dias, o que sugere estar num lugar diferente, lindo, calmo, repleto de verde, de inumeras oportunidades de se curtir o lugar como um todo. Caminhar pela
orla, pelas trilhas dos parques, ver o nascer dos dias, namorar ao brilho da lua cheia, aprecias suas paisagens, viver a natureza de Paquetá. Que saudade me dá de vc, ilha dos amores!

linhaforum.gif (2733 bytes)

FAVELAS

Silvia Romero
Rio de Janeiro - RJ
11 de Outubro de 2005


Não consigo acreditar que até em Paquetá, um lugar tão lindo e encantador já existam favelas! Sr. Adm; Prefeito o que falta pra tomar as devidas providências em nossa Ilha de Paquetá?

linhaforum.gif (2733 bytes)

PAQUETÁ AME-A E RESPEITE-A

Carlos Anthony Galtyere
Porto Seguro - BA
02 de Outubro de 2005


Minha Linda e Bela Paquetá Estás no Meio De lixos, Entulhos e Descaso e Abandono, Corrosão + msm Assim Permanece em silêncio... Quem falará por mim? Empresarios Escrupulosos Q so visam o lucro. Politicos q so querem se promoverem. Não! Os Q falam por mim são aqueles Q me amam e Respeitam.

linhaforum.gif (2733 bytes)

DESABAFO

Marco Antonio C. Pereira
Rio de Janeiro - RJ
13 de Setembro de 2005


Conheci Paquetá por volta de 1970, ainda lembro dos golfinhos pulando bem próximo à barca. Apaixonei-me, assim como muitos e continuei freqüentando, os golfinhos sumiram por volta de 1980, o problema do horário
das barcas ainda em 1990 e em 2000/ 01/02/03/04/05 continuo sem ver os golfinhos, trocados por pet's de refrigerantes e óleo (tem até navio abandonado = cão sem dono) em toda nossa baía, se não bastassem às barcas, agora tem os aerobarcos para nos estressarmos mais um pouco, esses, só tem no horário que os convém, a propósito, a última vez que liguei para confirmar horário do aerobarco (04/09/05), fui informado que seria às 9:00h, mas depois de esperar em uma fila por mais de 40 minutos, Ò que surpresa, nos informaram que só sairia às 12:00h e o funcionário mal educado disse que o motivo (o culpado, o vilão, o entojo) era a maré, vocês acreditam que a coitada estava baixa, acho até que existe uma tabela uma tal chamada tábua
de maré, que deveria ser consultada nem que de vez em quando, onde no telefonema de um cliente que poderia ser até de outro continente, não faltassem com a verdade. Custa dizer: "- A nossa organização que precisa de dinheiro para encher as cuecas do nosso patrão, não podem liberar um aerobarco com tão pouco bilhete turista bobão. Sai dessa fila corre e pega a barca lenta que só não tem preço barato, mas anda na maré baixa e não deixa
quase ninguém na mão (só quem depende para o trabalho ou faz Faculdade à
noite)".Vamos deixar esse problema de lado e falar sobre um assunto que deve ser visto pela administração local com urgência, não deixem Paquetá ficar como o Rio, precisa de um Trabalho Social com investimento sério para acabar com a ocupação e moradias desordenadas que a meu ver em pouco tempo fica
fora de controle e aí "ADEUS PAQUETÁ". Outro desejo é de termos um Centro Cultural na rua Furquim Werneck juntando o acervo e os jardins do grande ecologista, Pintor, escultor etc... Pedro Bruno, já está na hora.

linhaforum.gif (2733 bytes)

BARCAS

C
laudio Soares de Almeida
Guarapari - ES
03 de Setembro de 2005


Gilson, lendo sua mensagem, tenho o seguinte a comenta: Durante 5 anos residi nesta linda ilha, oportunidade em que pude atuar junto ao administrador e a comunidade. A questão dos horarios das barcas é muito complexo, e a comunidade e a direção da Barcas S/A já fizeram unúmeras reuniões, mas é muito difícil agradar a todos, pois cada um tem a sua vida, seus costumes e horários, de modo que isso implica em se basear nas nessecidades da maioria, que realmente são os que estudam e trabalham no Rio. Realmente, há que se fazer um estudo sobre este problema. Mas também tem o aspécto que envolvem interresses econômicos, pois a Barcas S/A , como empresa privada visa obter lucro, e segundo seus dirigentes, a linha Paquetá não dá lucro. Bem, o fato é que eu mesmo nunca tive acesso as tais informações, pois eles jamais nos mostraram a planilha de custos nesta linha. Creio, meu caro, que vc, a exemplo de muitos enfrentará um grande desafio, pois há na ilha, por parte de muitos uma certa acomodação, o que
impede uma mobilização capaz de mudar tais coisas. Eu mesmo fui muitas vezes à empresa e tentei fazê-los ver que havia na ilha muita gente sendo prejudicada, impossibilitadas até mesmo de conseguir um emprego devido ao
horário das barcas que não compatibilizam com a nessecidade desse ou daquele que reside nesta bela ilha. Contudo, vc deve sim residir lá e viver a paz que só há em Paquetá. Boa sorte e um forte abraço.


linhaforum.gif (2733 bytes)

A ILHA DOS AMORES

C
laudio Soares de Almeida
Guarapari - ES
30 de Agosto de 2005


Considerando que hoje nem mesmo as cidades do interior tem a paz, o romântismo e tudo aquilo que nos faz bem em termos de lugar,  Paquetá ainda é o refúgio, onde podemos viver uma vida saudável.
Cuidem desse lugar, não deixem o homem destruir esta bela ilha, onde,
durante 5 anos tive o prazer de morar.

linhaforum.gif (2733 bytes)

AMOR A ILHA DE PAQUETÁ

Luiz Fernando Conceição da Silva
Jardim Catarina - Rio de Janeiro
07 de agosto de 2005


Eu amo a ilha de Paquetá e sempre que tenho oportunidade eu vou até essa maravilhosa ilha. Desde de pequeno que eu amo essa ilha. Eu vou com muitos amigos e nunca me canso de tirar fotos.

linhaforum.gif (2733 bytes)

SAUDADES E PREOCUPAÇÃO

Adriana Pessoa
Rio de Janeiro - RJ
22 de julho de 2005


Paquetá, ao lembrar da ilha vem a saudade da infância e adolescência...tempos bons... Me preocupa muito, apesar de saber que a Ilha é tombada e polo cultural, o aspecto estético.Ao chegar perto da ilha ,podemos ver os morros com seus
barracos enfeiando uma paisagem tão linda e bucólica.A RA precisa prestar atenção neste preocupante crescimento.Sei que é complicado ,mas...se não tentar nunca vão conseguir.
Parte de minha família ainda é residente e alguns de nosso imóveis são tombados...portanto minha preocupação é real... temos realmente amor por
Paquetá.

linhaforum.gif (2733 bytes)

INCOMPARÁVEL

Claudio Joaquim
Rio de Janeiro - RJ
25 de junho de 2005


Saudações insulares! De facto,Paquetá se reveste sempre de uma aura singular para minhas emoções.Estive nela pela primeira vez no ano de 1996.A partir desta data retornei uma vez a cada ano.Espero ainda ter a felicidade de residir em Paquetá.Na verdade,uma Ilha única em sua beleza,malgrado as mazelas de ordem social,nela notadas,designadamente o
processo de favelização em curso.Subscrevo-me cordialmente,Claudio Joaquim.Até outra visita a Ilha,quiça em definitivo,praza a Deus.

linhaforum.gif (2733 bytes)


PARAÍSO COMPROMETIDO

Maria Ester Amorim
Barra Mansa - RJ
17 de Junho de 2005


Paquetá, um daqueles lugares em que a gente chega e não tem vontade de ir embora. Fomos passear no Domingo e ficamos tão encantados que resolvemos ficar, e fomos muito bem recebidos pelo proprietário do Hotel Nosso Cantinho.
Só uma coisa não nos agradou muito: no estacionamento das charretes fica um  cheiro fortíssimo e horrível de urina de cavalo. Não tem como mudar este ponto?

linhaforum.gif (2733 bytes)


TRASPORTES (Barcas)

Gilson Gonçalves Corrêa
Tijuca - RJ
10 de Junho de 2005


Somos visitantes assiduos da Ilha, tanto eu quanto minha esposa, sempre que podemos visitamos a Ilha já há muitos anos e pretendemos para um futuro bem próximo nos estabelecermos na Ilha, moramos no bairro da tijuca/rj e achamos ainda como turistas que se fosse possível uma avaliação sobre os horários das barcas, porque quem trabalha no Rio, utilizará as
barcas em um horário muito cedo, visto que existem diversos horários, no meu caso meu horário de trabalho é: 08:00h às 17:00h e segundo os horários existente, os moradores que trabalham no Rio terão que pegar a barca das 05:30h(na ida). Sugiro se possível um horário mais flexivel as 06:15h(Paquetá/Rio). Desde já fico-lhes muito grato pela oportunidade,
Gilson Gonçalves

linhaforum.gif (2733 bytes)

PAQUETÁ, MEU LUGAR !!

Fábio Moraes
São João de Meriti - RJ
25 de Maio de 2005


Ah!! Paquetá, fui à Ilha pela primeira vez em 99, voltei em 2004 e nunca mais a esquecerei, ela faz parte da minha vida.Noivei em frente a Pedra da Moreninha, adoro suas belezas e suas noites calmas com o barulho do mar!! tenho medo pela urbanização ter alcançado nosso refúgio, espero que o Sr. prefeito olhe com carinho para nossa bela Ilha!! Paquetá, Te Amo, e meus filhos a verão tão linda como te vejo agora!!!!

linhaforum.gif (2733 bytes)


DEBATES

Antonio Carlos Rocha
Rio de Janeiro - 01 de fevereiro de 2005
UM RECANTO PERTINHO DE NÓS

Desde pequeno visito Paquetá. Atualmente tenho ido cerca de 3 vezes ao ano com minha esposa, e ficamos em um dos hotéis da ilha. A preocupação maior é com a primeira visão que temos da ilha, quando a barca se aproxima. A favelização precisa ser contida. Áreas de preservação estão sendo indiscriminadamente ocupadas. Onde está o prefeito que não toma uma atitude enquanto é tempo?

linhaforum.gif (2733 bytes)


DEBATES

Hilton & Thaís Paranhos Nascimento
Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2004
PRESERVAÇÃO DE PAQUETÁ


O que está acontecendo em Paquetá? Esta maravilhosa ilha está correndo um risco sério se não forem tomadas providências! Ao avistar a ilha, da barca, o que primeiro vemos é uma favela! O Sr. Prefeito Cesar Maia precisa conter essa ocupação desornedada e ilegal! É preciso passar um trator (literalmente) sobre essas construções ilegais e replantar as
espécies nativas da região para recuperar o Parque Darke. Se isso não for feito, em muito pouco tempo Paquetá perderá seu encanto e magia e enfrentará problemas como os que hoje vive toda a população do Rio.
Salvem Paquetá! Abraços.

linhaforum.gif (2733 bytes)


Alexandre Luiz de Miranda
Petrópolis,22 de maio de 2004
PRESERVAÇÃO DE PAQUETÁ

Adoro Paquetá pela sua beleza, tranquilidade, preservação dos monumentos históricos e culturais. Constumo vir a Paquetá e quando aqui chego fico preocupado com o estado de preservação da natureza, já que a ilha é uma Área de Proteção do Ambiente Cultural, que inclui a proteção dos elementos naturais. O governo municipal tem que coibir a degradação ambiental produzida pela favelização, por que senão daqui a algum tempo não mais teremos aquelas paisagem que tanto nos
alegram a vista e comprometerá o turismo como fonte de renda da ilha.

linhaforum.gif (2733 bytes)


Lulu - Brasília, 19 de maio de 2004
Belas recordações
Ah! Paquetá ...


Quantas recordações de minha infância querida. Os bailes de carnaval do Iate. O time de futebol no Municipal. As pescarias, brincadeiras na casa de Orestes, grandes amigos, grandes e inesquecíveis momentos vividos em muitos verões de minha infância ... na Ilha querida
.


linhaforum.gif (2733 bytes)


TATIANA MAGALHÃES DE ALMEIDA
9 de Maio de 2004 - RIO DE JANEIRO - RJ
POLUIÇÃO VISUAL

DESDE PEQUENA CONHEÇO PAQUETÁ, POIS ERA OBRIGADA A PASSAR POR ELA PARA IR À ILHA DE PANCARAÍBA, ONDE PASSAVA MINHAS FÉRIAS DE CRIANÇA, QUANDO MEU PAI ERA FUNCIONÁRIO DA PETRÓLEO IPIRANGA. PAQUETÁ FAZ PARTE DOS MEUS SONHOS E PRETENDO, EM UM FUTURO PRÓXIMO, MORAR NELA,  MAS,O DESCASO DOS GOVERNANTES COM A ILHA É PREOCUPANTE. AS FAVELAS ESTÃO CRESCENDO DE UMA FORMA
QUE TODA VEZ QUE VISITO A ILHA PARECE QUE VAI SE ALASTRANDO CADA VEZ MAIS. OS MORADORES DE PAQUETÁ DEVERIAM PEDIR PROVIDÊNCIAS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, PARA QUE NÃO SE DESTRUA A IMAGEM DESSA BELA ILHA E A TRANQUILIDADE LONGE DA VIOLÊNCIA , O QUE É RARO EM UM LUGAR DO RIO HOJE.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Fernanda Aguiar - Rio, 10/04/2004


Amor a segunda vista
Visitei a ilha ontem, pela segunda vez, sendo que da primeira eu deveria ter uns 7 anos e já não me lembrava de nada, e devo dizer que estou apaixonada! Pretendo me formar logo na faculdade e ir morar neste lugar maravilhoso, mas acho que as autoridades e os moradores em geral devem prestar atenção na formação de favelas, para que Paquetá não acabe ficando
na mesma situação triste em que o Rio de Janeiro se encontra...

linhaforum.gif (2733 bytes)

Rio, 09/04/2004


Penso em morar nesta Ilha maravilhosa e fico deslumbrado cada vez que vou em Paquetá. Gostaria de saber o preço de uma casinha pequena de 2 quartos.
Tenho um sonho de participar ou criar um Grupo de Resgate em Paquetá.
Quem quiser contribuir com informações ficarei grato.
rcastroj@bol.com.br

linhaforum.gif (2733 bytes)

Inauguração


Estamos inaugurando nosso site sobre Árvores Brasileiras. Lista de Espécies, Biomas, Leis Ambientais, Reflorestamento, Sequestro de Carbono, Protocolo de Kioto, Resolução SMA...
Fórum de discussões moderados por técnicos das áreas que convidamos de todo o Brasil.
Visite, dê sua opinião, participe das discussões, mostre as belezas e problemas de sua região.

www.ArvoresBrasil.com.br

Grande abraço !
Renato Suelotto

linhaforum.gif (2733 bytes)

Angela Marisa Sampaio Morgado da Cruz Azevedo
5 de Janeiro de 2004

Reclamações e sugestões
Queria falar que os aerobarcos deviam ter mais manutenção porque sempre que eu vejo tem um parado, ele tambem devia ter um horário à noite e devia ser mais aberto ou ter um ar condicionado. Os jumbo-cat´s deviam ir mais para Paquetá.A Barcas sa tem muitas barcas,mas deviam ir mais para Paquetá, também deviam ser mais rápidas, deviam ter televisões mais não que só passasse programas das barcas deviam passar canais abertos como canal, cultura,globo,redetv...e deviam ter tabem um ar condicionado.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Valéria do Nascimento
26 de Dezembro de 2003-
Rio de Janeiro
Meu amor por Paquetá


Visitei Paquetá ano passado e amei. E extremamente maravilhoso o lugar a paisagem e etc... Vou voltar neste domingo e estou super feliz por ter a opoutunidade de esta voltando a esse oceano de beleza.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Eduardo Kolmar
7 de Novembro de 2003
Rio de Janeiro
Transporte - Monopólio Absurdo


Gostaria aqui de deixar meu protesto pelo descaso que vem sendo feito em relação aos moradores e visitantes da Ilha de Paquetá. Me refiro aos meios de transportes que vêm sendo colocados à disposição de todos que pretendem chegar até a Ilha.
1 - Os aerobarcos não têm sequer um quadro com horários fixos para que todos possam se programar e chegar em tempo do partida do barco.
2 - Mesmo agindo dessa forma, leia-se, com total indiferença aos
usuários, mantém o discurso de que depende do número de passageiros para a
definição de quantos aerobarcos serão enviados para Paquetá.
3 - As Barcas S.A., valendo-se do único meio de transporte a ser utilizado após às 17 horas, estabelece um preço estratosférico,comparativamente ao seu serviço.

Vale ressaltar que o tempo de viagem é duas vezes maior que o do aerobarco, seu preço é mais alto que o próprio aerobarco e seu serviço está muito aquém das expectativas, assim como os serviços da Transtur. Me sinto legitimado a escrever este e-mail, uma vez que minha família possui casa nessa ilha desde 1893, quando meu bisavô, Francisco e meu avô Waldemar Biar se encantaram por essa tão querida ilha. Espero que junto comigo, possamos reunir todos os moradores,
frequentadores, ou interessados na melhoria da ilha e mudar essa vergonhosa situação que os meios de transportes da ilha se encontram.

Atenciosamente,

linhaforum.gif (2733 bytes)

Mauricio Moreira

27 de Outubro de 2003
Rio de Janeiro
Nova favela


É, por mais que se fale em preservação de Paquetá, não adianta se as autoridades copetentes não tomãrão providencias. Mais uma nova favela nasceu em Paquetá, a do Parque Darke. Daqui a algum tempo não teremos mais o parque. E o que é mais interessante é que está como um novo cartão postal da ilha. Parabéns ao grande Administrador.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Saudades da minha Paquetá do meus tempos de criança.

Carlos Fernando - Fesito
5 de Fevereiro de 2002

sou morador de Paquetá por toda a minha existência, por vezes verenista, por vezes fixo, e hoje graças a Deus vivo neste lugar maravilhoso direto há mais de 07 anos. Tenho saudades de uma Paquetá onde todos (praticamente sem nenhuma
exceção) eram vizinhos e mais que isso amigos. Todos se conheciam e viviam em perfeita harmonia com a Ilha e com a natureza e coisas belas que nela habitam. Tempo em que tinhamos verdadeira noção, sem precisar que fossemos
educados para isto do que é respeitar a cidadania, o espaço coletivo, a individualidade, as praias e a natureza... Gostaria de dar os Parabéns a iniciativa deste fórum e desejo que o mesmo seja bem mediado e aproveito para convidar todos aqueles que amam Paquetá para fazer daqui um espaço de revitalização de sonhos e de esperança de tornarmos novamente a Pérola da Guanabara na jóia mais rara deste mundo e que venhamos a trocar idéias e levantemos os nossos problemas que são (tão ilhados) e fáceis de serem resolvidos se todos assim o desejarem. Vejo com muita alegria todos os novos moradores que no ano de 2001 tive a chance de conhecer - sejam bem vindos - amem Paquetá que ela também os amará - Preservem como diz um de nossas frases mais aitigas nossas árvores, ninhos e pássaros, pois a sua beleza ao contrário de nossas vidas tão breves são imutáveis - vamos tornar este espaço tão lindo do mundo num exemplo de harmonia. Convido a todos a trocarem palavras, idéias e protestos neste fórum que tenho certeza que servirá de base para construirmos um mundo melhor (pelo menos este nosso pequeno mundo quase perfeito que temos para viver). Saudações de um Paquetaense que ama quem esta Ilha ama. Fesito.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Paquetá menos verde

Mauricio Moreira

26 de março de 2002

Vocês deveriam tomar providências com relação as construções ilegais. Daqui há dez anos não terá mais área verde em Paquetá e já está ficando feia a chegada à ilha e  a ilha não tem mais espaço para novas contruções.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Adorei Paquetá!

Fábio Lima da Silva
29 de Abril de 200

Visitei Paquetá no último domingo, pela 2a. vez. Na primeira, eu tinha 5 anos e não lembro de muita coisa. Fruto do relativo isolamento, da ausência de automóveis, etc, a ilha me passou uma imagem de ser um lugar com características bem próprias. Não sabia que ainda existia um lugar assim no Rio. Pretendo correr atrás da bibliografia citada no site para desfrutar melhor uma terceira, quarta, quinta... visita. Lutem para que Paquetá continue tão charmosa como no passado!

linhaforum.gif (2733 bytes)

Um encanto de lugar

Marcos Frederico
4 de Maio de 2002


Amigos, no dia 1º de maio visitei pela primeira vez a Ilha de Paquetá. Fiquei muito feliz em ver que ainda existem lugares desta cidade maravilhosa onde as pessoas podem andar na rua sem medo, se divertem tranquilamente, e que nos dá a sensação de estar numa cidade de interior. Adorei Paquetá, e estou pensando em passar umas férias inteirinha, neste
pequeno paraíso no meio da Baía de Guanabara.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Visita à Ilha

Carlos Alberto Barbosa
17de Maio de 2002

Interessado em fugir da rotina de trabalho, fechei o escritório no Centro do Rio e fui passar o dia de ontem - quinta-feira - em Paquetá, que não via a mais de 20 anos. Fez um bem excelente! Vou voltar outras vezes!
Não sei se é por interesse dos seus moradores permanentes, mas senti que, mantidas suas características atuais, Paquetá poderia se tornar um excepcional Centro Turístico, com resultados excepcionais para os seus moradores, que certamente poderiam participar e ter significativos ganhos pessoais e financeiros. Deu-me a sensaçao do pessoal ser muito receptivo, dentro do que está disponível, quando poderiam ser efetivamente mais proativo.
Espero que entendam esta obsrvação como uma crítica positiva e construtiva de quem está querendo retornar muitas outras vezes a este local ainda maravilhoso.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Adoro Paquetá
Luis Henrique Morgado 
da Cruz Azevedo 15 de Julho de 2002
 
Minha avó que morou em Paquetá, quando pequena e estudou no colégio de lá sempre 
me falou bem da ilha que eu não conhecia. Um dia avisou-me que estava na hora 
de eu conhecer a ilha, tão falada. Fiquei muito contente e fomos para lá. Pegamos 
a barca e começaram as minhas alegrias. Era a Ipanema. Quando chegamos e saltamos 
naquela pracinha tão bonita, fiquei muito contente e fomos caminhando para a casa. 
Logo chegamos.Lá estava a nossa casa, como a vó sempre me contou. Entramos e senti 
a liberdade de andar por todo o quintal, vendo os passáros , borboletas e um verde 
muito bonito. Pedi a vó para me mostrar as coisas bonitas que eu só conhecia de 
ouvir falar e ela me disse, espera que voce vai conhecer esta ilha maravilhosa 
aos poucos e vai aprender a gostar dela como eu gosto. Tinha razão. A ilha é para 
se descobrir , aos poucos, e dia a dia se descobre mais belezas daquele paraíso 
que espero nunca destruam. Um abração à todos os moradores de Paqueta.
linhaforum.gif (2733 bytes)
Uma agradavel surpresa, um site de Paquetá, minha ilha querida.
Carmen 
Senna Terça, 17 de Setembro de 2002 
Ao Elaborador do site e equipe Primeiro parabens 
pelo site..leve..bonito e harmonioso como a ilha.
Sou "cria da ilha de Paqueta", como costumo dizer, meus avós tinham 
casa na ilha..isso há um bom tempo atrás, mas nunca esqueci da minha amada ilha..onde 
passei minha infancia..adolescencia..convivendo com a liberdade..ar puro..amigos 
verdadeiros.
Na epoca das férias ficava eufórica para chegar e ir logo para Paqueta..depois meus 
avós morreram..e a casa foi vendida..todos choraram muito..mas pensei um dia eu 
volto..demorou um tempo..mas sempre ia..vinha passava um dia..quando queria recarregar 
as energias..a 4 anos atras..aluguei uma casa por temporada..e voltei a ilha a 
duas semanas procurando casa não mais para temporada...mas para ficar um tempo..não 
preciso dizer que e um teste de adaptação..pois adaptada sempre estive..semana 
passada visitei a casa da Cultura numa terça feira a tarde fui procurar casa..e 
que lugar agradavel..estava tendo aula de flauta com as crianças...aquele recanto 
esta com uma energia magica..e logo ali bem pertinho era onde meus avós tinham 
casa...Paqueta continua linda..maravilhosa..receptiva..a Maria Gorda uma arvore 
ganhou até placa..saudades e emoção de rever e reviver minha amada ilha...nossa.. 
para quem a ama. A unica coisa que ficava triste naquela epoca passada eram os 
cavalos tinha muita pena por sempre verem eles magrinhos..sempre fui uma defensora 
da natureza.. dos animais..e nao entendia porque os charreteiros nao tratavam 
melhor os cavalos...pois sao os trabalhadores da ilha..por causa deles nos locomovemos 
quando precisamos ir mais um pouquinho rapido..mas minha surpresa nessa ultima 
terça feira..os cavalos estao lindos..bem tratados...conversei com os charreteiros..e 
elogiei alguns pela beleza e o trato dos animais..fiquei feliz. Agora a minha 
amada ilha esta completa..o respeito a vida ..aos passarinhos a natureza e a esses 
nobres animais pude perceber...Quero voltar e estou voltando para esse paraiso 
onde um dia eu fui muito felz.....e serei Mas quero tb ajudar a preservar esse 
local onde meus avos..familia..e amigos que tenho até hoje que conheci na ilha 
viveram por muito tempo... A ilha esta muito bem cuidada...e passei um dia maravilhoso..eu 
espero passar muito mais..com essa volta que sempre desejei. a todos que conhecem 
e amam Paqueta um forte abraço 
linhaforum.gif (2733 bytes)

Sugestão.

Cyro Felizola
15 de Setembro de 2002-


Sou morador novo da Ilha. Sugiro sejam colocados os nomes das ruas e praias em locais próximos e adequados às mesmas, pois muitas delas não podem ser identificadas.
Obrigado.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Parabéns  ao nosso Paraíso

Elma F.A. Vespermann  e Karl Vespermann
13 de Outubro de 2003


Hannover, Alemanha
Paquetá está de parabéns pelos novos empreendimentos tais como:
a)- o Eco-táxi que, esperamos esteja atendendo àquela regiões da Ilha onde o bondinho não circulava, atendendo,principalmente, às pessoas de mais idade;
b)-o Aquatlo, que acrescentou mais um motivo de júbilo a nós, paquetaenses, trazendo-nos lado esportivo;
c)-pelos 300 quilos de detritos  recolhidos em apenas 2 horas, mostrando, assim, a necessidade de continuacão no empenho para que nossa Ilha permaneca (ou volte a ser), realmente a "Pérola da Baía de Guanabara";
d)- e outros mais, não citados por nós, mas reconhecendo o trabalho, o entusiasmo e a determinacão demonstrada pelos organizadores, patrocinadores, participantes das atividades e moradores.
Tudo isto nos trouxe uma imensa alegria.
Sabemos que tudo isto é fruto de enorme engajamento. Somente  desta maneira podemos conseguir com que nosso paraíso alcance cada vez mais melhores perspectivas.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Adoro Paquetá

Alexandre Luiz de Miranda

23 de Outubro de 2003

Petrópolis

Quando garoto fui a Paquetá pela primeira vez,fiquei deslumbrado.Passei muitos anos sem visitar a Ilha,guardava agradáveis lembranças,sonhando sempre voltar lá.Há pouco tempo atrás voltei a Paquetá com um frequencia regular.Gosto muito de ir nas férias e nos feriados quando posso. Me preocupa muito o estado de preservação de Paquetá.Tem que ser uma luta
contínua de conscientização das autoridades competentes e da população de moradores,veranistas e visitantes da importância histórica,cultural e econômica no que se refere ao turismo como gerador de renda.
O que me estranha é que a casa de José Bonifácio não ser um patrimônio histórico e cultural mantido por instituição filiada ao INPHA,onde poderia ser um museu ou um centro cultural.
O verde,as praias,as ruas,os munumentos devem ser cuidados com carinho e respeito.

linhaforum.gif (2733 bytes)

Amor por Paquetá

Valnice Queiroz da Silva

Campinas,26 de Outubro de 2003

Sou de Campinas(SP) e descobri Paquetá em Novembro de 2001,desde então já estive sete vezes na Ilha.
Amo este lugar incrível e sonho em tornar uma moradora de Paquetá.Todas as vezes que volto para Campinas, fico muito triste pois sei que terei que esperar minhas próximas férias para poder vê-la novamente.
Quero parabenizar a todos que fazem parte desta equipe que procura trabalhar pelo bem da Ilha, de seus residentes e visitantes.A cada vez que venho à Paquetá vejo novidades e através deste site ví que elas são fruto de um trabalho organizado por pessoas que amam esta Ilha tanto quanto eu.Um dia eu gostaria de também poder ajudar!
Até mais!

linhaforum.gif (2733 bytes)

MANDE A SUA OPINIÃO

SEU NOME

LOCAL E DATA

ASSUNTO

SEU E-MAIL

MENSAGEM

 

A Paquetur e Paquetá Como Chegar / Horários Passeios / Serviços Restaurantes / Bares
Hotéis / Pousadas / Balneários Agenda de Eventos Exposições / Acervos Notícias da Ilha
Mapas Telefones Úteis O Bairro e Sua História Geografia / Economia
Patrimônio / Id. Cultural Legislação Específica Fórum de Debates Classificados
Parceiros / Links Fale Conosco

Casa de Artes Paquetá

Projeto Bem Me Quer Paquetá